Ícone do site Ecos da Noticia

Católicos caminham pelas ruas de Cruzeiro do Sul em ato de devoção à padroeira da cidade

Procissão marca o fim do Novenário de Nossa Senhora da Glória. Fiéis percorreram as ruas da cidade.

Centenas de fiéis se reuniram mais uma vez durante a procissão em homenagem à padroeira de Cruzeiro do Sul, Nossa Senhora da Glória. O Novenário é um dos eventos religiosos mais importante da cidade e ocorre anualmente em agosto, esta é a 99ª edição. Antes da partida, foi feita uma missa na Catedral e às 18h os fiéis percorreram cerca de 3 km.


Muitos estão pagando promessa. Como é o caso de Maria Amélia de Oliveira, de 53 anos, que seguiu o percurso descalço. Ela diz que ficou sem andar devido a um problema nas pernas e que conseguiu levantar após pedir à santa.


“Eu não andava e nem sentava. Pra comer, era deitada. Então, fiz uma promessa que se ficasse boa eu pagaria uma promessa de acompanhar a procissão descalço. Por isso, vim hoje pagar minha promessa. Calçar o sapato só depois que terminar a procissão”, diz.


Morando em Rio Branco desde 1975, o procurador da Justiça Flávio Oliveira tem acompanhado religiosamente a festa nos últimos cinco anos.


“Primeiro que é uma data comemorativa da fé dos cruzeirenses e todos eles que moram fora, quando têm oportunidade, vêm demonstrar fé e rever os amigos da cidade. Nos últimos cinco anos tenho vindo prestigiar minha terra e mostrar minha devoção à Nossa Senhora da Glória”, conta.


O aposentado Clóvis da Rocha, de 63 anos, esteve presente na procissão nas últimas duas décadas. Ele diz que enfrenta a estrada desde quando o acesso ainda era somente barro. “O Novenário é tudo para mim. É o momento que estou com Nossa Senhora”, explica.


A procissão inicia às 18h30, saindo da Catedral e percorrendo mais de 3 km em uma caminhada de fé e devoção. Durante a caminhada, personagens mostravam as várias versões de Nossa Senhora.


Sair da versão mobile