Ícone do site Ecos da Noticia

Casais formam fila para fazer inscrição em Casamento Coletivo em Rio Branco

Noivos formaram fila em frente ao Palácio da Justiça nesta quinta (3). Inscriçõe seguem até 10 de agosto e cerimônia está marcada para 27 de outubro, na Arena da Floresta.

Vários casais lotaram a frente do Palácio da Justiça nesta quinta-feira (3) e formaram uma longa fila em frente ao prédio para se inscreverem no Casamento Coletivo. A cerimônia está marcada para o dia 27 de outubro, na Arena da Floresta, em Rio Branco. Os noivos temiam perder o prazo para as inscrições que encerram no dia 10 de agosto.


A supervisora do Projeto Cidadão e coordenadora da organização do Casamento Coletivo, Lenice Lima, diz que desde 1º de agosto já foram feitos mais de mil atendimentos. A coordenadora destaca que o número de inscritos superou a expectativa e somente no primeiro dia 402 casais se inscreveram, nos anos anteriores a média era de 250 casais por dia.


“A gente colocou uma equipe bem apta para atender essa demanda e aumentamos o número de servidores, pois já esperávamos que a procura fosse maior”, diz.



Lenice explica que as inscrições vão passar por uma triagem na documentação para selecionar os casais. Após isso, os noivos ficam sabendo o horário em que devem comparecer em um dos três cartórios de registro civil da capital para dar seguimento a habilitação do casamento entre os dias 14 de agosto e 20 de outubro.


“Acreditamos que esse ano não deve ocorrer outro casamento coletivo. Colocamos essa cerimônia já próxima do final do ano justamente para fazer somente um”, conta.



Documentos

No ato da inscrição, o casal deve levar a certidão e nascimento original e cópia, RG e CPF. Não é permitido a apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Já pessoas divorciadas, devem apresentar a certidão de casamento anterior com a averbação do divórcio. Os viúvos precisam levar a certidão de óbito do conjugue e inventário de bens.


Somente este ano, o TJ-AC já realizou três edições do Casamento Coletivo e vários casais se uniram na Vila do Incra, em Porto Acre, no km-90 da Transacrena, em Rio Branco, e Vila Santa, em Cruzeiro do Sul. As localidades também receberam outros serviços como emissão de documentos e orientações jurídica.


Sair da versão mobile