Caps faz abaixo-assinado para instalação de leito especializado no hospital de Cruzeiro do Sul

Documento pede elevação do Caps para melhor atender os pacientes. Ministério Público deve se posicionar nos próximos dias.

Um abaixo-assinado com quase mil assinaturas foi entregue, na manhã de terça-feira (29), ao Ministério Público Estadual em Cruzeiro do Sul. No documento, familiares de pessoas que fazem tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Náuas (Caps) reivindicam a elevação do centro à categoria III, o que permitiria um aumento nas condições de atendimento.


A mudança proporcionaria, inclusive, leitos especializados no Hospital do Juruá. A professora universitária Eliane Oliveira liderou o movimento que foi até o MP e protocolou a solicitação.


“Existe quatro modalidades de Caps no Brasil. Estamos pedindo a mudança de CAPS II para CAPS III. A modalidade II não presta internação e atende de segunda a sexta-feira. O CAPS de Cruzeiro do Sul atende outros sete municípios do Acre e dois do Amazonas. São mais de 200 mil pessoas”, diz.


Ela cita ainda uma normativa do Ministério da Saúde, que diz que quando o Caps atende uma população de 200 mil habitantes ele é III. “Mudando para a modalidade III, ele atende de segunda a segunda e pode internar os pacientes. São muitas pessoas que precisam de um CAPS maior aqui na região”, explica.


O documento também pede que um atendimento melhor aos pacientes do Caps. A professora diz que o hospital deveria ter ao menos cinco leitos especializados.


“Hoje as pessoas ficam na enfermaria em observação com os demais pacientes. O abaixo-assinado tem 978 assinaturas. Dei entrada no MP por entender que o Ministério Público visa o bem comum da população e é isto que estamos pedindo. Se o CAPS for elevado a categoria III, mais funcionários serão contratados e o atendimento será melhor”, diz.


A assessoria da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Juruá confirmou que o documento foi protocolado e que nos próximos dias o MP vai deve se manifestar.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias