Os bairros Santa Inês, Taquari e Belo Jardim, que ficam no Segundo Distrito, estão entre os que mais têm ocorrências de queimadas, segundo a corporação.
Os bairros que ficam na região do Segundo Distrito de Rio Branco são os que mais têm ocorrências de queimadas em Rio Branco. A informação foi repassada pelo major Falcão, do Corpo de Bombeiros do Acre, ao jornal Bom Dia Amazônia desta quinta-feira (10).
“Os bairros a partir do Santa Inês, Taquari, Belo Jardim, que ficam no Segundo Distrito, por estarem em franca expansão e desenvolvimento, sendo uma área maior de vegetação, são os locais que mais queimam na cidade”, afirmou.
O autônomo Fernando Melo disse que viu quando o fogo atingiu uma parte de um terreno que estava longe de sua casa, mas foi se alastrando e acabou atingindo uma plantação que fica no fundo do terreno dele. “É muito perigo, outra que a gente tem plantação aqui, não passa fogo, mas o calor afeta a plantação”, reclamou.
O major disse ainda que com o avanço do verão, a vegetação tende a ficar mais seca, tornando ainda mais propício os focos de incêndio nesse período do ano. Falcão disse que a cultura de queimar o lixo é uma das principais causas de queimadas urbanas em todo o estado. “A cultura permanece aquela antiga que utiliza-se do fogo para queimar entulhos, mas essa cultura precisa acabar”, alerta.
Um levantamento dos Bombeiros mostrou que os números de ocorrências ainda não superam os do ano passado. “Não faça nenhum tipo de queima, se tiver algum lixo no seu quintal, junte e chame o órgão responsável para tirar da sua rua, mas nunca se utilize do fogo”, finalizou.