Após ônibus escolares serem incendiados, veículo alugado transporta crianças até escola em Porto Acre

Ônibus alugado passou a operar na manhã desta quarta (9). Média de 135 alunos foram afetados após veículos serem incendiados na terça (8).

A Prefeitura de Porto Acre, cidade distante 78 km da capital Rio Branco, alugou um ônibus para levar os alunos até a escola após três ônibus escolares serem incendiados na garagem da Secretaria de Educaçãodo município na madrugada de terça-feira (8). O veículo passou a atuar na manhã desta quarta (9).


Ao G1, o prefeito da cidade, Bené Damasceno (PROS-AC), disse que o veículo alugado deve fazer o transporte de alunos pela manhã e tarde. Segundo ele, ao menos 135 estudantes foram afetados com os incêndios. A expectativa é que o transporte permaneça dessa forma até segunda (14) quando dois ônibus escolares que estavam em manutenção ficam prontos.


“Nosso objetivo é que as crianças não fiquem sem aulas. Tomamos todas as medidas necessárias para garantir que o ano letivo não seja afetado”, afirma.


Dasmaceno destaca que fizeram um boletim de ocorrência e também solicitaram perícia no local. Além disso, um relatório deve ser encaminhado ao Ministério da Educação (MEC), pois os ônibus foram comprados com verba federal.


“Temos que notificar o MEC e depois encaminhar um projeto para a Câmara de Vereadores do município para que seja dado a baixa no patrimônio do município”, explica.


Os pais relataram o medo após os ataques e lamentaram a sensação de insegurança. “A gente fica com esse medo, mas acredito que não vai acontecer nada de grave. Tenho fé em Deus que essas crianças vão estar protegidas”, disse o técnico em gestão pública Artur Antônio de Souza.


O transporte era usado por alunos da zona urbana e rural. O autônomo Raimundo Nonato é um dos que precisa do transporte escolar para que os três filhos sejam levados para a escola. “A gente depende muito desses ônibus e esperamos que isso se resolva logo, pois os alunos não têm culpa”, lamentou.


Ataques criminosos

O município de Taraucá registrou mais uma ocorrência de ataque criminoso na noite de terça (8). Dessa vez, os bandidos atearam fogo em um posto policial da Polícia Militar (PM-AC) que estava desativado. O crime ocorreu no bairro Corcovado.


Já o município de Senador Guiomard registrou quatro tentativas de incêndio e uma invasão ao Hospital Doutor Ary Rodrigues na noite de terça. As informações foram repassadas pelo secretário municipal de Comunicação, José Avelino, nesta quarta (9).


Em Rio Branco, o prédio onde ficam as sedes do 1º e 2º Conselho Tutelar de Rio Branco foi invadido na noite desta terça-feira (8). Ao G1, funcionários informaram que os criminosos levaram dois notebooks, café, açúcar e um garrafão de água. Ao entrarem no local, os ladrões viraram todas as câmeras para não serem flagrados.


O Acre vivencia uma onda de violência desde o último sábado (5). Nesse período, criminosos já incendiaram ônibus públicos e escolares na capital e no interior do estado, além de prédios públicos e residências. Os casos seriam uma resposta dos bandidos à instalação de bloqueadores de sinal de celular no Complexo Penitenciário Francisco d’Oliveira Conde e Presídio Antônio Amaro.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias