Vereadores alegam que medida é experimental e deve aproximar parlamentares da comunidade.
A Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul tem suas sessões tradicionalmente feitas às 20h, porém, uma nova decisão dos parlamentares pode alterar definitivamente o horário do expediente da casa. Nos próximos 45 dias, as sessões devem ocorrer às 10h.
A decisão, segundo os vereadores, é um forma de se aproximar da comunidade que raramente acompanha os trabalhos. O presidente da casa, Romário Tavares, diz que a mudança definitiva só pode ocorrer após a aprovação de uma emenda no regimento intermo.
“Se a mudança for proveitosa, vamos apresentar uma emenda no mês de outubro para efetivarmos a mudança. O que mais queremos é aproximar a sociedade do parlamento mirim. Alguns vereadores fazem essa reivindicação. Mas, a maioria prefere as sessões noturnas”, diz.
Ocenir Maciel, um dos autores do requerimento, alega também que as sessões noturnas dificultam o retorno dos vereadores que residem em comunidades rurais.
“As sessões noturnas são muito cansativas. Tem dia que os trabalhos ultrapassam a meia-noite. Temos alguns vereadores que, como eu, residem em comunidades rurais e fica muito tarde para o nosso deslocamento. Se nossa preposição tiver boa aceitação, os horários das sessões poderão ser modificados definitivamente”, finaliza.