Ícone do site Ecos da Noticia

Aos 133 anos, morre em Sena Madureira seu João, cearense, ex-seringueiro e homem mais velho do mundo

Morreu em Sena Madureira, nesta quinta-feira, aos 133 anos, seu João Coelho de Souza, apontado como o homem mais velho do mundo. Ele morava na comunidade Estirão do Alcântara, a 30 minutos de barco do município acreano. Seu João nasceu em 10 de março de 1884 na cidade de Meruoca, no Ceará, de acordo com registro de nascimento reconhecido pelo INSS. Vivia com uma mulher 69 anos mais nova. Pai de três filhos e morador de uma comunidade no Acre, o ex-seringueiro causou espanto a servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que foram até a residência dele comprovar seus 131 anos e 10 meses de vida, há dois anos. O ex seringueiro,que vinha chegou a ser internada na semana passada, no Hospital João Câncio Fernandes, faleceu em casa ao lado da esposa e do filho. Veio para o acre aos 11 anos. Familiares informaram que o sepultamento acontecerá na própria comunidade. A longevidade do aposentado chamou a atenção da imprensa nacional. Em 2015, a TV Record foi ao Rio Purus para contar a historia do ex seringueiro. O Guiness Book, o Livro dos Records, jamais registrou o caso.


A notícia repercutiu no Facebook depois que servidor público da Agência da Previdência Social (APS) da cidade, Kennedy Afonso, divulgou imagens do homem, falando sobre a surpresa que teve quando fazia o procedimento de renovação de procuração, que permite ao idoso continuar recebendo beneficio da Previdência Social. “No primeiro momento não acreditei, mas depois, meu colega mostrou fotos de quando a ação foi realizada para o seu reconhecimento, feito juntamente com o Poder Judiciário”, escreveu.
Ele afirma que foi até o local para conhecer um pouco mais da história do ex-seringueiro. Um dos filhos contou que João Coelho foi para o Acre quando tinha 11 anos de idade, para trabalhar na extração de borracha, profissão bastante comum no Acre. Ele vive com a mulher, de 62 anos, há mais de 40 anos. Familiares contaram que ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), já não se locomove sozinho e precisa de uma série de cuidados especiais.
No relato, o servidor pediu que órgãos se mobilizem e confirmem a veracidade das informações. “Faço um apelo ao governo do Estado e/ou ao prefeito de Sena Madureira, que determinem aos órgãos competentes para que façam um levantamento e, confirmando-se a veracidade dos fatos, que reivindiquem a inscrição no Livro dos Recordes, com certeza é o homem mais velho na face da terra. E mora na nossa terrinha”. Familiares afirmaram que muitos curiosos chegam a questionar a idade dele, mas os parentes dizem que os documentos já passaram por perícia para saber se eram falsificados e nada de anormal foi encontrado.
 
Recorde no Japão
O registro de homem mais velho do mundo, segundo o Guinness World Records, é atualmente o de Yasutaro Koide, de 112 anos. Ele recebeu o reconhecimento no dia 21 de agosto de 2015, após a morte de Sakari Momoi, de Tóquio, aos 112, em julho do ano passado. Koide nasceu em 13 de março de 1902 e trabalhou como alfaiate. Hoje, ele vive na cidade japonesa de Nagoya.
Sair da versão mobile