Perante um auditório lotado, o jovem Rodrigo Pires foi empossado, na noite de quarta-feira (30) como presidente regional do LIVRES, antigo PSL, e se comprometeu a construir um partido que não possa depender de trocas de favores políticos com o governo. Na ocasião, ele frisou que a sigla não possui nenhum cargo comissionado e nem terá, para que seja mantida a independência política do grupo.
O evento realizado no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) contou com a presença do coordenador nacional do LIVRES, Felipe Melo França, que esteve no Acre para empossar Pires como presidente regional e o vereador, Emerson Jarude, como presidente municipal da executiva de Rio Branco.
“Temos aqui a prova de que o Acre quer mudança, temos nesse auditório esse tanto de gente que não recebeu para estar aqui e nem é cargo comissionado, aliás, o LIVRES não tem e nem terá cargos no governo, seja estadual ou municipal. Queremos construir uma nova política”, afirmou Rodrigo Pires na abertura do evento.
Para falar sobre economia liberal, a direção do LIVRES ofereceu aos presentes uma palestra ministrada pelo diretor da Fundação Índigo de Políticas Públicas, mestre em Ciência Política pela Columbia University e doutorando em Economia Política no King’s College de Londres, Diego Costa.
Ao encerrar o evento que durou cerca de 2 horas, Rodrigo Pires, afirmou à imprensa que a reunião atendeu a expectativa dos organizadores e se declarou entusiasmado com as mudanças no cenário político.
“O evento atendeu a expectativa. É muito difícil falar de liberalismo no Acre, a gente sai desse evento com a sensação de vitorioso, com a certeza que plantamos uma semente que dará bons frutos”, comentou.
Sobre a forma que conduzirá a sigla, Rodrigo afirmou que sua gestão será pautada na liberdade e ética. “Nossa base será a liberdade, não iremos fazer nenhuma desfiliação involuntária, todos os 05 mandatos que temos no Estado, hoje, terão liberdade para trocar de partido caso não aceitem os novos princípios do LIVRE. Também não iremos interferir em nenhuma liderança de bancada, eles conseguiram esses mandatos por méritos deles, portanto, terão total independência”, disse.
Empossado presidente municipal, Emerson Jarude, afirmou que lutará para levar cada vez mais longe os princípios do liberalismo e de uma nova política.
“Não esperava ser presidente de partido tão cedo, mas, como presidente manterei a mesma postura e princípios que mantenho na Câmara, defendendo uma nova política e com os valores voltados para o desenvolvimento do nosso Estado. O Livres é comprometido com os princípios do liberalismo e queremos defender o debate sobre fomentar o crescimento econômico do nosso Estado como uma forma de reduzir os índices de pobreza nesse Estado. Queremos mudar essa realidade”, afirmou.
Líderes de outros partidos também participaram do evento. Entre os presentes estavam os vereadores Roberto Duarte Junior (PMDB), Lene Petecão (PSD) e representantes da Rede Sustentabilidade, Carlos Gomes e Gabriel Santos.