Quantidade de ocorrências reduziu de 38 em 2016 para 22 nos primeiros sete meses deste ano. Dados são da Coordenadoria de Engenharia de Trânsito.
O Acre reduziu em 42% os acidentes com vítimas fatais entre janeiro e julho de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado. As estatísticas são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), divulgadas nesta segunda-feira (28).
A quantidade de acidentes caiu de 38, nos primeiros sete meses de 2016, para 22 neste ano, de acordo com o levantamento. Junho foi o mês com mais casos, sete ao todo, que resultou na morte de oito pessoas.
O Detran-AC apontou ainda que o total de vítimas fatais também diminuiu, caindo de 41 para 25, um decréscimo de 39% entre os dois anos pesquisados. Os casos não incluem os registros feitos em rodoviais federais.
Em entrevista ao Acre TV, o diretor-geral do Detran-AC, Pedro Longo, atribuiu os resultados às ações educativas e conscientização do motorista. Porém, o gestor reforçou que ações continuariam a ser feitas, como revitalização de ruas, recuperação de semáforos e aquisição de radares.
“Entendemos que é fruto das campanhas de educação, porque temos reforçado muito. São feitas atividades nas escolas, nas ruas e a população tem observado que as equipes estão presentes. Além disso, tivemos reforço na sinalização”, falou.
Outros dados
Além dos casos que incluem mortes, as estatísticas do departamento mostraram que os acidentes com vítimas não fatais caíram em 8,4% – passando de 1.132 em 2016 para 1037 em 2017 durante os meses pesquisados.
Já as ocorrências sem vítimas diminuíram de 2.055 para 1.829, conforme a pesquisa, ou seja, uma redução de 11%. Maio deste ano foi o com mais casos, chegando a 356 acidentes, seguido por julho, com 247.