A 10 dias do fim do prazo, 13 mil eleitores ainda não fizeram a biometria em Cruzeiro do Sul

A identificação biométrica garante mais segurança ao processo eleitoral e evita transtornos ao cidadão. Cerca de 23% dos eleitores ainda não compareceram ao cartório.


A procura pele biometria em Cruzeiro do Sul tem gerado filas no cartório eleitoral nos últimos dias para o recadastramento. Cerca de 13 mil eleitores, dos 56 mil ainda não fizeram a biometria, que corresponde a 23%.


O cadastramento é obrigatório aos eleitores da cidade. O prazo teve início dia 6 de março e se encerra em 5 de setembro. Segundo Beatriz Pacífico, chefe do Cartório Eleitoral, a identificação biométrica garante mais segurança ao processo eleitoral e evita transtornos ao cidadão.


“A procura aumentou nesta última semana. Isso já era esperado e estamos ficando o dia inteiro lotado. Até o fim do prazo, abriremos aos sábados das 08 às 12 h”, diz.


Beatriz alerta que quem deixar de fazer a biometria tem o título de eleitor cancelado. Isso implica em não poder tirar certidão de quitação eleitoral, que é exigida para a contratação em cargos públicos.


O CPF também pode ser bloqueado e a pessoa fica impedida de executar movimentações financeiras, ficando impedida de receber benefícios como o Bolsa Família, aposentadoria e outros.


A chefe do cartório orienta que as pessoas compareçam e tenham um pouco de paciência. “Muita gente deixou, como sempre, para a última hora. Com isso, o atendimento está sendo um pouco mais demorado, pois a presença de eleitores aumentou nos últimos dias. Durante esta semana, foi feito uma média de 650 atendimentos diários”, diz.



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias