Tribo de índios isolados é localizada na fronteira do Acre

Nesta última semana, agentes de proteção da Federação Nativa do Rio Madre de Dios e Afluentes – FENAMAD, localizados no posto de controle e vigilância situada no território da comunidade nativa de Puerto Nuevo, na fronteira do estado do Acre com o Peru, informou a organização a presença de membros da tribo isolada mashco Piro.


A comunidade nativa Puerto Nuevo, pertence ao povo Yine e fica às margens do Piedras, dois dias da cidade de Puerto Maldonado, fica ao lado da reserva fundiária Madre de Dios. Aproximadamente 50 índios isolados vivem na tribo.


Júlio Ricardo Cusurichi Palacios, Presidente do Conselho de FENAMAD disse que sob o nº 28736 da Lei para a proteção dos povos indígenas ou nativos em isolamento e em situação de contato inicial, prevê que o Estado garanta os direitos dos povos indígenas em isolamento ou situação de contato inicial. Isso de acordo com a legislação peruana.


Esses índios já mostraram certo incomodo com a presença do homem branco no local, tendo inclusive atacado pessoas que passaram pelas proximidades da tribo. O grande perigo é o conflito entre os índios e garimpeiros extrativistas da região.


Na região existe um posto avançado do IBAMA, que lida com os índios isolados, porém o instituto ainda não se manifestou sobre o caso.



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias