A suposta tentativa de roubo (assalto), a uma Joalheria na cidade de Santa cruz, na Bolívia, praticado por integrantes do PCC do Brasil, Primeiro Comando da Capital, ocorreu na manhã desta quinta-feira (13) e teve resultados traumáticos, com a morte de cinco pessoas, entre bandidos e reféns, que teriam sido mortos pela Polícia Nacional Boliviana, que foi parabenizada pelo presidente daquele país Evo Morales, através das redes sociais, e ele próprio aponta os integrantes da quadrilha de assaltantes de serem integrantes do PCC do Brasil, que teria atravessado a fronteira, mas a polícia boliviana, deu a resposta que agradou o presidente, mesmo que matando reféns.
Vídeos que circulam nas redes sociais do Brasil e Bolívia, mostra toda a ação da Polícia boliviana e dos bandidos apontados como sendo integrantes de uma facção do Brasil.
DE acordo com o jornal online Lá Razon, a tentativa de assalto foi praticada por cerca de dez bandidos fortemente armados com metralhadoras e que seriam integrantes do PCC do Brasil, que teriam sido interceptados pela Polícia Nacional Boliviana, na saída da Joalheria e que estariam tentando a fuga levando alguns reféns.
Na intensa troca de tiros morreram um policial boliviano, Tenente Gutiérrez, Roxane Serrano Franco (funcionária da joalheria) e três assaltantes que não tiveram os nomes divulgados, mas que seriam brasileiros e um deles recém saído de um Presídio
Segundo informações do Jornal La Razón: Em entrevista coletiva de imprensa, o ministro Carlos Romero confirmou que o assalto à Eurochronos jóias Santa Cruz de la Sierra e tiroteio posterior deixou cinco mortos. o número de feridos não foi relatado.
Romero também disse que o grupo criminoso, que usou armas pesadas e “estava disposto a matar”, tem ligações com a facção criminosa Primeiro Comando Brasileira da Capital (PCC), conforme relatado pelo jornal boliviano La Razón.
O presidente Evo Morales, por sua vez, felicitou a Polícia Nacional Boliviana no Twitter pela pronta intervenção. “A ação da nossa Polícia Nacional tem sido imediata, oportuna e com experiência em segurança pública”, disse o presidente
Um dos vídeos que circula nas redes sociais do Brasil e da Bolívia, mostra parte do tiroteio, e reféns sendo atingidos juntamente com criminosos que já teriam, se rendido e se lançado no chão, mesmo assim a Polícia Nacional Boliviana, atirou para matar, mas o assaltante conseguiu fuga para o interior do prédio, mas a refém foi morta na calçada.