Saúde amplia e meninos de 11 a 15 anos incompletos podem ser vacinados contra HPV

Você sabia que existem mais de 100 tipos de HPV humano? Pois é verdade. O vírus do Papiloma Humano (HPV) pode causar infecções na pele e câncer do colo do útero e a vacina contra o HPV é a forma mais segura e eficaz de prevenir.


A orientação é se imunizar antes do início da vida sexual e seguir as etapas da vacina. A garantia é de quase 100% de eficácia contra o vírus. O Ministério da Saúde (MS) disponibiliza a vacina para meninas de 9 a 15 anos.


Sendo um vírus altamente contagioso, a transmissão ocorre principalmente pelo o contato sexual. Com a imunização, pretende-se reduzir gradativamente os casos de HPV.


O Ministério da Saúde estabeleceu este ano, que além da população do sexo feminino, serão imunizados também, os do sexo masculino, na faixa etária entre 11 a 15 anos incompletos, como forma de garantir maior proteção aos jovens.


Todos os postos de saúde do estado já estão disponibilizando a vacina. A imunização deve ser feita em duas etapas, sendo que a segunda dose será somente seis meses após a primeira.



 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias