Comando da PM na cidade confirmou que início de rebelião ocorreu na manhã desta segunda-feira (24). No último sábado (22), 16 detentos fugiram por um buraco no telhado.
A pós a fuga de 16 presos no último sábado (22), o Presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, teve um princípio de rebelião na manhã desta segunda-feira (24). A informação foi confirmada pelo Comando da Polícia Militar (PM) da cidade. O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC) nega o que o movimento tenha ocorrido.
O major Lázaro Moura, comandante da PM, afirmou que o problema já foi controlado. Não foi divulgado em que pavilhões a confusão ocorreu. “Foi um princípio de rebelião. Eles [presos] tentaram quebrar um pavilhão, mas já foi contido pelos policiais militares que estão no local. Conseguiram acalmar a situação”, disse.
Uma mulher de 25 anos, que pediu para não ter o nome divulgado, contou que não consegue contato com o marido desde a fuga dos detentos. Na entrada da unidade, ela disse que chegou a ouvir o barulho de bombas. O local teve movimentação de viaturas da polícia.
“Meu marido não fugiu e não tem culpa dos outros terem fugido. Ouvimos duas bombas grandes e falaram que tentaram fugir no pavilhão C. Foram chegando muitos carros da polícia e estão lá dentro. Não sabemos de nada”, acrescentou.
Por meio da assessoria de imprensa, o Iapen-AC falou que movimentação de viaturas foi para reforçar a segurança dentro da unidade prisional. Segundo o órgão, os presos chegaram a bater grades no momento de finalização da obra de fechamento do buraco usado na fuga do sábado.
Fuga
Dezesseis detentos fugiram do presídio de Cruzeiro do Sul no sábado e, até esta segunda, somente um deles foi recapturado, segundo a Segurança Pública. Eles fizeram um buraco na laje e saíram pelo telhado por volta da 1h30 sem que os agentes penitenciários percebessem. A penitenciária não possui muro de proteção.