Ícone do site Ecos da Noticia

Prefeitura realiza ação de saúde com testes rápidos a toda população de Sena Madureira

A Prefeitura de Sena Madureira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (26), no prédio do núcleo da Universidade Federal do Acre (Ufac), abordagem com o público visando a prevenção e combate das hepatites. A atividade ocorreu em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, comemorado anualmente em 28 de julho.


 


De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Herculano, a ação está beneficiando os alunos e também toda população. “Antecipamos as ações começando hoje pela Ufac, ofertando os testes e amanhã a nossa equipe estará na unidade de saúde Evaristo de Moraes, para os privados de liberdade. Na sexta-feira as unidades estarão ofertando o teste para toda a população”, disse Daniel.


 


O teste rápido é um exame que utiliza apenas uma picada de agulha no paciente e permite a detecção dos vírus da sífilis e das hepatites dos tipos B e C. O método possibilita ao paciente, em menos de meia hora, ter acesso aos resultados e receber o encaminhamento necessário de acordo com sua situação.


 


A enfermeira Síntia Souza deu detalhes do procedimento. “São testes simples e eficazes. Uma amostra de sangue é coletada através da chamada punção digital. Os resultados dos exames ficam prontos na hora, cerca de 10 minutos depois”, explicou.


Segundo a coordenadora e enfermeira Síntia Souza, o resultado do teste tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais. Porém, assim como ocorre com os testes laboratoriais, exames complementares são necessários no caso da confirmação de alguma das doenças.


 


De forma gratuita, a população de maneira geral pode fazer os testes rápidos de sífilis e hepatites B, C. Os atendimentos serão realizados durante todo o dia, das 8h às 12h e pela tarde das 14h às 17h.


As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo uma das principais causas de transplante hepático. Os vírus B e C podem causar inflamação crônica do fígado, normalmente sem sintomas, evoluindo para cirrose hepática ou câncer.


Sair da versão mobile