O aumento na renda familiar das mulheres que atuam na Lavanderia Comunitária Maria Júlia da Conceição, no bairro Novo Horizonte, bem como a ampliação do número de trabalhadoras no local foram assegurados com a entrega feita pelo prefeito Marcus Alexandre e pela vice Socorro Neri do espaço totalmente revitalizado. Novos equipamentos, como uma Secadora Industrial e ferros de passar também foram entregues. O coordenador do Trabalho e Economia Solidária, Lira Morais, a secretária-adjunta da Mulher, Lidianne Cabral, e o vereador Antônio Morais também participaram do ato que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 12.
A lavanderia que fica no bairro Novo Horizonte, na Regional da Baixada, teve refeitas as partes elétrica e hidráulica e o telhado, além de nova pintura e reconstrução da calçada. O espaço comunitário também ganhou uma secadora industrial, que tem capacidade para secar 50 quilos de roupas em menos de 30 minutos.
Atualmente sete mulheres trabalham na lavanderia Maria Julia lavando e passando roupas para os clientes que buscam pelos serviços delas. Cada uma consegue uma renda média de R$ 1.500 por mês. Para elas, a lavanderia representa a independência financeira com o mínimo de despesas, já que a Prefeitura é responsável pelo custeio da energia elétrica e da água utilizada no espaço.
A lavanderia conta com ferros de passar, centrífugas, tanquinhos, tábuas de passar, armários de madeira e mesas de vidro. O prefeito Marcus Alexandre destaca que a lavanderia é, para as mulheres, “uma oportunidade de renda e nós damos nossa contribuição com a reforma, novas bancadas e utensílios necessários para que elas desenvolvam um bom trabalho”.
A vice-prefeita Socorro Neri ressalta que a lavanderia é um empreendimento da Economia Solidária e que a nova estrutura e equipamentos “dão a essas mulheres a oportunidade de ampliar a clientela. Por isso fazemos o chamamento para que as pessoas tragam suas roupas para lavar aqui na lavanderia Comunitária da Regional da baixada”.
“Criei meus filhos com a renda aqui da lavanderia”
A Lavanderia Comunitária Maria Júlia da Conceição foi Inaugurada pelo ex-prefeito Jorge Kalume no início da década de 90. Dona Maria de Lourdes Pinho, de 63 anos, atua no local desde o início. Ela conta que criou os quatro filhos com o dinheiro ganho através das lavagens de roupa. “As coisas eram difíceis, mas agora temos tudo o que precisamos. E essa secadora resolve o problema de secar roupa no verão ou inverno, porque não precisamos de espaço para pôr a roupa no sol. No tempo de chuva ela é a salvação”.
Também é com o dinheiro das lavagens que Janiete Gomes, grávida de 5 meses, garante o sustento da casa, já que o marido está desempregado. “Eu estou com quatro lavagens e depois que tiver meu filho vou pegar outras para aumentar a renda”.
Além da lavanderia do Novo Horizonte, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria do Trabalho e Economia Solidária (COMTES), também mantém a Lavanderia Maria Barbosa, no bairro Cidade Nova.
Da Assessoria
Fotos Assis Lima/Asscom