Os visitantes da Praça Cultural da Prefeitura de Rio Branco na Expoacre 2017 contam com nova ferramenta de conectividade. O programa de Internet Social, que disponibiliza sinal de internet gratuitamente já está disponível no espaço do município na maior feira de negócios e entretenimento do Acre.
Implantado pela Prefeitura por meio do Instituto de Tecnologia da Informação e Inovação (ITEC), o programa funciona com uma estrutura de 200 Megas de internet. Nos mesmos moldes do serviço disponível na Praça da Revolução, Terminal Urbano e terminais de integração de ônibus, por meio do Programa Rio Branco Digital. Para ter acesso é só fazer o check in na página da Prefeitura de Rio Branco no Facebook. O usuário poderá navegar livremente por 30 minutos com intervalo de uma hora. “É um serviço de alta disponibilidade que, por colocarmos em funcionamento à noite, não terá nenhum impacto sobre a qualidade da conexão disponibilizada aos serviços institucionais durante o dia”, informou o Diretor-presidente do ITEC, Mafran Oliveira.
A Internet Social é uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Rio Branco com o objetivo de democratizar e ampliar o aceso à informação no Município. No estande na Expoacre, os visitantes tem oportunidade de saber mais sobre esse e outros programas que colocam a tecnologia a serviço do cidadão, como o Prontuário On Line e Exames On Line que tem dado mais agilidade e precisão ao atendimento na rede municipal de Saúde, e o Portal do Cidadão, onde é possível acessar 57 diferentes serviços como consultas de IPTU, verificar autenticidade de Alvará de Funcionamento, acessar o Serviço de Informações( E SIC) e ouvidoria, serviços disponibilizados nos termos da Lei de Acesso à Informação. Por meio do Portal da Transparência, servidores tem acesso ao contracheque on line.
De acordo com o presidente do ITEC, Mafran Oliveira, ainda no segundo semestre deste ano será lançada a versão do Portal para smartphone. “Hoje o Portal é responsivo, se adequa ao celular, mas isso traz algumas dificuldades de navegação, pensando em eliminar essas dificuldades, é que já estamos trabalhando na versão Mobile, tudo de forma interativa e muito mais integrada, sempre com o objetivo de garantir a agilidade e qualidade na prestação do serviço ao cidadão”.