Ícone do site Ecos da Noticia

O maior festival folclórico do Brasil no coração da Amazônia

O mês de junho é um dos mais esperados pela população do Amazonas, região norte do Brasil. Tudo isso porque é quando o coração da Amazônia (e a população) se divide em duas metades: azul e vermelho. É quando o boi-bumbá toma conta da Ilha Tupinambarana e se enche de magia, encanto, rivalidade, cores, rituais, música, dança e muita cultura popular através dos bois Caprichoso e Garantido.


O Festival Folclórico de Parintins é uma espécie de ópera gigante a céu aberto que acontece desde 1910. Começou inicialmente como uma brincadeira de rua, com o tempo o festival se dividiu em agremiações folclóricas que levam desde então os bois para o Bumbódromo. O evento acontece sempre último fim de semana do mês de junho.


São três noite de espetáculo que recriam o Auto do Boi-bumbá através da temática escolhida por cada agremiação, na arena os dois bois se revezam nas apresentações durante 2 horas e meia por noite. No fim do festival 21 itens são julgados por jurados (entre pesquisadores e práticos da arte e cultura brasileira) de outras regiões do país levando em consideração: Bloco musical; Bloco cênico-coreográfico e Bloco artístico.


E neste ano já tem campeão, Boi Caprichoso é oficialmente o vencedor do 52º Festival Folclórico de Parintins. Viva a cultura popular!!



Sair da versão mobile