Ícone do site Ecos da Noticia

No Acre, Saúde cria central de agendamento de cirurgias com mapa de prioridade feito por médicos

Central deve começar a funcionar a partir de 15 de julho e objetivo é evitar deslocamento de pacientes. Médicos reguladores vão definir a prioridade dos procedimentos.

Para diminuir o tempo de espera e também o deslocamento de pacientes do interior do Acre, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) decidiu implantar o sistema de Regulação de Cirurgias e a Central de Leitos no estado. A partir de 15 de julho, todos os agendamentos de procedimentos cirúrgicos devem ser feito na central vai que vai funcionar no prédio http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na Avenida Ceará, em Rio Branco.


A coordenadora do Samu, Lúcia Carlos, explica ainda que médicos reguladores devem criar um mapa para verificar há quanto tempo o paciente aguarda pela cirurgia e também o grau de prioridade.


“Os médicos reguladores vão ter esse olhar clínico para ver a gravidade dos casos e definir as prioridades. Antes, isso, era feito por uma pessoa que não tinha esse conhecimento. Essa equipe não é formada pelos médicos reguladores do Samu, mas da Central de Leitos”, explica.


Em junho deste ano, o governo anunciou a criação de uma “Fila Única de Cirurgia” para acabar com a espera dos pacientes. Com as mudanças, os médicos vão poder ultrapassar as cargas horárias e receber remuneração adicional pela realização de mais cirurgias. Para colocar o plano em prática e acabar com a demanda reprimida, a Sesacre anunciou o investimento de R$ 5 milhões.


A coordenadora explica que o agendamento era feito pela Central de Agendamento de Cirurgias (CAC), no Hospital das Clínicas. O objetivo da migração, segundo ela, é evitar deslocamentos dos pacientes na capital e interior, pois, essa é uma das maiores reclamações registradas no setor.


No novo sistema, o paciente sai da consulta, faz o cadastro ainda no hospital e a informação é encaminhada para o banco de dados. A equipe da Regulação de Cirurgias vai incluir a pessoa no mapa e uma das três telefonistas da Central de Leitos deve avisar o paciente quando todo o procedimento cirúrgico dele já estiver pré-agendado.


Os usuários também podem entrar em contato pelos telefones 3222-8177 e 3244-1517 para tirar dúvidas sobre datas e preparação para exames.


“O cadastro é feito ainda no Hospital das Clínicas quando o paciente sai da consulta e é repassado para o sistema que vai funcionar nesse prédio. A informação anda, mas o paciente não precisa ir até a regulação, ele só aparece no dia do exame ou da cirurgia já pré-agendada para ficar no centro cirúrgico”, esclarece.


Sair da versão mobile