Ícone do site Ecos da Noticia

Mutirão odontológico deve atender até 400 pessoas em bairro de Rio Branco

Três equipes atendem população até sábado (22) no posto de saúde do bairro Vitória. Saúde diz que devem ser feitos 80 atendimentos por dia.

A 5ª edição do Mutirão Odontológico pretende atender 400 pessoas na unidade básica de saúde do bairro Vitória, em Rio Branco, até a sábado (22). O posto, que atende outros três bairros da região, recebeu o “Programa Cuidando do Seu Sorriso” nesta segunda (17) e a média é que sejam feitos até 80 atendimentos por dia.


Conforme Bebeto Júnior, coordenador do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no local, as pessoas vão encontrar atendimentos prioritários de serviços de urgência e emergência como a extração, restauração e limpeza bucal.


“O atendimento é principalmente para as comunidades mais distantes que leva de 15 a 20 minutos por paciente, isso vai depender de como for realizado o procedimento. A demanda da odontologia sempre é demais e hoje estamos com um pequeno déficit de equipes odontológicas, mas a prefeitura logo deve suprir essa necessidade”, explica.


Entre as pessoas que acordaram cedo para aproveitar o atendimento está Francisca Martins da Silva, de 53 anos. Ele diz que há mais de dez meses aguardava para fazer uma restauração nos dentes. A autônoma aproveitou o mutirão e levou o neto para uma avaliação.


“Eu não estava sabendo do atendimento, quem me ligou foi a agente de saúde. Ligaram dizendo que tinha surgido uma vaga e fiquei surpresa ao descobrir que era um mutirão. Meu neto deve extrair o dente. Digo para as pessoas aproveitarem a oportunidade, pois nunca têm vagas”, diz Francisca.


A coordenadora http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativa da unidade, Luzia Oliveira de Souza, diz que a movimentação foi grande comparada aos dias normais de atendimento. Ela diz que há apenas um profissional para atender toda a região. Já com o mutirão, três equipes odontológicas atuam pela manhã e a tarde.


“Vem muita gente da zona rural e não vamos deixar o paciente voltar sem atendimento, então, temos muita demanda. Os agentes de saúde são muito importantes no mutirão, pois levam a demanda até a comunidade onde fazem as visitas. Pessoas que precisam de atendimento de urgência e emergência devem vir até a unidade”, finaliza.


Sair da versão mobile