Ato foi publicado no Diário do MP-AC nesta quinta-feira (20). Cinco grupos de ‘Estrelas’ devem acompanhar jovens em jornada de reintegração na sociedade.
Para reintegrar adolescentes infratores que cumprem medidas socioeducativas, o Ministério Público do Acre (MP-AC) instituiu o “Projeto Galera do Bem” para ser executado no município de Sena Madureira, distante 136 km de Rio Branco. O ato do MP-AC, publicado no Diário do órgão nesta quinta-feira (10), diz que levou em consideração os altos índices de infrações praticadas por adolescentes quando comparados a outros municípios do Acre.
A publicação destaca que o programa deve ser replicado em outras cidades do estado. A execução do projeto, segundo a publicação, é de responsabilidade dos parceiros institucionais que devem assinar uma carta de adesão antes de integrar o programa. Além disso, cada órgão deve fazer uma carta proposta descrevendo todas as atividades que vão ser desenvolvidas.
Os parceiros precisam ainda, realizar o controle de atividades e medir o desempenho dos adolescentes participantes. No final do projeto, os resultados dos menores deve ser medido em termos de aproveitamento durante as ações e inserção na família e na comunidade.
O MP-AC afirma que a Promotoria de Justiça Cível de Sena Madureira já desenvolve projetos tendo crianças e adolescentes como público prioritário. Essas medidas criaram parcerias com várias organizações não-governamentais que realizam atividades educativas, formativas, sociais, assistenciais, além de esporte, cultura e lazer. Essas atividades têm ajudado os menores a ingressarem no primeiro emprego o que teria contribuído para redução nos índices de criminalidade do município.
Grupo de Estrelas
O Projeto Galera do Bem deve ser estruturado e organizado em cinco áreas de resultados que foram chamados de “Estrelas”, pois, segundo a publicação, simbolizam tanto as pessoas que executam como as pessoas que participam das ações.
A ação inclui o Estrelas dos Guardiões do Bem representados pela família e pelos órgãos de proteção. Já o grupo Estrelas dos Caminhos do Bem constituídos por aqueles que auxiliam os adolescentes durante toda a jornada no programa.
Há ainda o Estrelas dos Valores do Bem onde ficam os responsáveis por ensinar e demonstrar os valores essenciais à evolução humana e social. Já o Estrelas do Time do Bem é composto por pessoas que jogam no mesmo time e lutam para superar os desafios diários.
O último grupo é o Estrelas dos Territórios do Bem onde as pessoas que partilham da mesma identidade, além de viver e conviver no mesmo território.