Sinhasique e Flaviano conversaram com a médica em sua viagem pelo interior do estado
A médica Edileuza Ferreira, responsável pela saúde estadual no município de Santa Rosa do Purus, chorou ao relatar os problemas do setor para os deputados Flaviano Melo e Eliane Sinhasique, ambos do PMDB. A demanda por passagens para Tratamento Fora do Município (TFD) e o agendamento de consultas no Hospital das Clínicas em Rio Branco figuram entre os principais problemas.
Constrangida, a médica não quis conversar com a nossa reportagem. O secretário de Saúde do município, Osmarino da Silva Santos, disse que os problemas não resolvidos pela Secretária de Estado de Saúde (Sesacre) acabam batendo a porta da prefeitura. “As pessoas doentes pensam que a prefeitura tem recursos para isso”, explicou o secretário, que estava irritado por não conseguir falar com o secretário Gemil Júnior.
Antes do final do recesso, os deputados da base governista, Lourival Marques (PT) e Raimundinho da Saúde (Podemos), denunciaram o secretário pelo mesmo problema. Os parlamentares disseram ainda que Gemil está concentrado em sua campanha para deputado estadual, portanto, descomprometido com os problemas da Saúde. Também sugeriram que o gestor pedisse exoneração.
A reportagem conversou com assessor de imprensa da Sesacre, Leônidas Badaró. O jornalista disse que iria se inteirar sobre o assunto e daria a versão do secretário, o que, até o fechamento desta matéria, não aconteceu.