Acolhimento e ambientes humanizados, além de investimentos em ações de qualificação de pessoal e infraestrutura dos espaços, são compromissos da Maternidade Bárbara Heliodora (MBH), que hoje é referência para os 22 municípios do Acre no atendimento de gestante de alto risco e nível terciário.
Prova disso é a média de 470 partos ao mês. Somando de janeiro a maio deste ano, 2,3 mil partos, entre cesária e normal, foram realizados na maternidade da capital. Nos últimos cinco meses, a unidade realizou 14,9 mil atendimentos a mulheres em urgência e emergência.
Por mês, é registrada uma média de 14,2 mil exames laboratoriais na MBH. A média de partos cesarianas mensal é de 234, contra 237 normais. O número de cesáreas, considerado elevado, é explicado pelo fato da maternidade atender pacientes com gravidez de risco.
Inaugurada em 1950, a maternidade pública da capital é o local escolhido pela maioria das mulheres em gestação quando estão em trabalho de parto.
Desde 2001, a unidade é reconhecida como Hospital Amigo da Criança pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A gerente-geral da maternidade, Serlene Gonçalves, destaca que, entre os diversos serviços oferecidos na unidade, desde 2013 as mães que dão à luz no local têm à disposição o cartório da maternidade. “Estamos sempre buscando otimizar os serviços da maternidade para garantir um atendimento de excelência na unidade. Hoje, os recém-nascidos da maternidade já saem registrados. O serviço proporciona facilidade e conforto aos pais”, diz.