cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Força-tarefa divulga Plano de Contingência contra queimadas urbanas e rurais

Ação veio para conscientizar e prevenir contra as práticas danosas à saúde e ao meio ambiente

Cientes da necessidade de controle das queimadas, diversas forças de gerenciamento ambiental se reuniram para criar o Plano de Contingência contra Queimadas Urbanas e Rurais, apresentado à imprensa na manhã desta terça-feira (25), no comando-geral do Corpo de Bombeiros do Acre e sede da Defesa Civil Estadual.


O principal objetivo do Plano é intensificar o processo de conscientização e de fiscalização para controlar, combater e minimizar as queimadas ambientais. Segundo o satélite Aqua MT-Inpe, de 1º de janeiro até 17 de julho deste ano, foram registrados no Acre cerca de 184 focos de calor, com Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul registrando mais de 20 em cada município.


“Acreditamos nesse processo de fiscalização e orientação para que as pessoas saibam do impacto negativo que essas práticas geram. Se a sociedade não entender esse dano, iremos desencadear um processo difícil. Há um risco iminente de fogo registrado pelos órgãos de gerenciamento ambiental”, explicou Roney Cunha, comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Acre.


Segundo informações, o mês de julho é caracterizado pela alta incidência de queimadas e incêndios florestais, sendo que os incêndios aconteceram em maior quantidade em projetos de assentamento, além das áreas abertas da União e propriedades particulares.


“Tanto na área rural quanto na urbana, é preciso fazer que as pessoas entendam que isso é danoso, principalmente para a saúde de crianças e idosos. O apelo que fazemos é que cada um contribua, queimar não gera benefícios para ninguém”, disse Edegard de Deus, atual gestor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias