Empresas contabilizam 46 assaltos a ônibus e prejuízo chega R$ 5,2 mil em Rio Branco

Levantamento foi feito pela Auto Viação Floresta e pela Via Verde e leva em consideração o período de janeiro até o início deste mês.

Rio Branco contabiliza 46 assaltos a ônibus entre janeiro e o início deste mês, segundo levantamento exclusivo feito a pedido do G1 pelas duas empresas que atuam no transporte público da capital acreana. Os prejuízos, conforme os dados, chegam a R$ 5,2 mil.


Em relação aos veículos da Auto Viação Floresta, a única das empresas que divulgou os números detalhados, no primeiro semestre foram 29 ocorrências e outras duas neste mês. A linha Tancredo Neves registrou o maior número de casos. Em seguida, aparecem Jacarandá e São Francisco Via Incra.


Apesar da quantidade, a Viação Floresta apontou uma redução de aproximadamente 24% em comparação ao primeiro semestre do ano passado, quando Rio Branco teve 38 assaltos a ônibus. O total durante 2016 apenas na empresa foi de 66 ocorrências.


O gerente da Viação Floreta, Marcio Etelvino, ressalta que o desafio é tornar os ônibus menos atrativos aos bandidos. “Orientamos os usuários a utilizarem o cartão transporte – meu cartão, passe fácil – para diminuir o dinheiro circulando”, complementa.


O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Passageiros e Cargas do Acre (Sinttpac) reclamou, na semana passada, da insegurança vivenciada pelos motoristas ao trafegar pelos bairros da capital. Só para se ter uma ideia, ao menos três assaltos ocorreram em seis dias.


Na última quarta (19), o ônibus Calafate Wilson Ribeiro foi assaltado por três homens, que levaram dinheiro e celulares dos passageiros. No dia 14, a linha Mocinha Magalhães teve dois veículos roubados pelo mesmo assaltante.


O Sinttpac disse que deve se reunir com a Segurança Pública em busca de solução. O sindicato quer que, como feito em fevereiro, policiais à paisana circulem em algumas linhas mais críticas para inibir a ação dos bandidos.


PM deve intensificar trabalho

A major Marcilene Alexandrina, que está respondendo pelo Gabinete Militar da Prefeitura, afirmou que o trabalho deve ser intensificado nos trajetos com mais ocorrências. “Estamos agendando uma reunião para fazermos operações nos locais com maior incidência. Nosso trabalho preventivo e ostensivo continua”, acrescentou.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias