Pesquisar
Close this search box.
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Com três casos registrados, Sejudh lança campanha contra tráfico humano no Acre

Ocorrências tratadas como tráfico humano foram registradas em 2013 e 2016. Campanha ‘Coração Azul’ foi lançada nesta segunda-feira (24) em Rio Branco.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) lançou, nesta segunda-feira (24), a campanha “Coração Azul: Para que o sonho não vire armadilha”, que luta contra o tráfico humano. O órgão contabiliza três casos reconhecidos como tráfico de pessoas entre 2013 e 2016.


O coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP-AC), Lucinei Cardoso, explica que a data foi instituída em 2013 com o Tratado de Palermo, no qual os países participantes – incluindo o Brasil – fizeram um acordo para o combate do crime.


“No mesmo ano, foi implantado o núcleo no estado e, em seguida, em 2016, houve a criação do Comitê Estadual Contra o Tráfico de Pessoas, composto por várias instituições governamentais ou não governamentais, como igrejas, ONGs e conselhos”, complementa.


O núcleo, segundo Cardoso, funciona em parceria com demais secretarias e polícias Civil e Federal. “Acompanhamos para alcançar o local onde a vítima está e fazer articulações fora do país, se for o caso, para que o retorno à família seja feito”, explica.


A programação da campanha, que se estende até o dia 30, estão incluídas diversas atividades como palestras e encontros de debate. Os eventos são mobilizados diretamente pelas instituições parceiras do núcleo, como Ministério Público do Trabalho (MPT) e polícia.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
(ac) banner plantão de ofertas atacale 01a04 08

Últimas Notícias