Rebeca Campos, Lucas Macedo, Afonso Nemetala e Miqueias representam estado na competição nacional, entre quinta (27) e domingo (30). Delegação embarca na madrugada desta quarta
Atletas acreanos disputam os Jogos Paralímpicos Universitários 2017, em São Paulo, a partir desta quinta-feira (27), em São Paulo (SP). Rebeca Campos (classe S14) compete na natação, Lucas Macedo (T20) no atletismo, e Afonso Nemetala na categoria BC2 da bocha adaptada. O jovem Miqueias Oliveira representará o estado na natação e no atletismo, nas classes S7 e T37. A delegação embarca na madrugada desta quarta-feira (26) para participar das provas até domingo (30), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.
A paratleta Rita de Cássia Albuquerque, estudante do curso de letras da universidade Federal do Acre (Ufac), em Cruzeiro do Sul, a 468km de Rio Branco, capital acreana também estava inscrita na disputa, mas não conseguiu patrocínio para custear as passagens aéreas. Ela foi campeã da etapa Norte de Bocha Adaptada em Belém (PA), no último fim de semana e representará o Acre na fase nacional do Brasileiro, em dezembro, em São Paulo (SP).
A competição é preparatória para Rebeca Campos(FOTO ABAIXO), que disputará mais uma etapa nacional do Circuito Caixa na próxima semana. Segundo Geison Morais, fisioterapeuta e técnico, o objetivo dos outros paratletas acreanos é garantir índices e conseguir uma bolsa atleta estudantil.
– Lucas, Afonso e Miqueias tentarão buscar uma bolsa estudantil, porque nenhum deles têm mais idade para competições escolares, apenas universitárias e eles estão fora do circuito. Rita de Cássia Albuquerque também estava inscrita, mas não conseguiu as passagens – ressalta.
Esta é a segunda edição da disputa, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Ao todo, são esperados 400 atletas de nível universitário de todo o país.