Ícone do site Ecos da Noticia

Após chegar a quase 90 kg, jovem de 14 anos muda alimentação e perde 21 kg em menos de um ano

Insatisfeito com a aparência, Leandro de Souza mudou os hábitos. Ele faz musculação e funcional aliados à alimentação saudável. ‘Tem que ter o apoio da família’, diz mãe.

Há menos de 9 meses o estudante Leandro de Souza, morador de Tarauacá (AC), decidiu fazer uma mudança radical no seu corpo. O jovem que tem 14 anos conta que sempre foi uma criança obesa, mas quando chegou aos 89 quilos resolveu que era hora de emagrecer. Ele mudou a alimentação e passou a se dedicar aos exercícios físicos para a perda de peso. O resultado foi 21 quilos eliminados em menos de 9 meses. Tudo isso com o apoio da família.


Prestes a completar 15 anos, ele diz que pretende seguir firme e conseguir um corpo “legal”, nas palavras dele. Mesmo sempre acima do peso, o estudante relata que isso nunca o impediu de brincar com as outras crianças, mas o que lhe incomodava era a aparência.


“Minha maior dificuldade era comprar roupa e também não me sentia bem quando me olhava no espelho. Sempre fui acima do peso, mas não tinha dificuldades no dia a dia, o que me fez decidir perder peso foi a questão da estética mesmo. Quem controla minha alimentação é minha mãe”, conta.


Acostumado com gorduras, frituras e muitas comidas prontas, ele diz que foi tirando tudo aos poucos e substituindo por alimentos mais saudáveis e menos industrializados.


“Antes eu comia de tudo, principalmente farofa e arroz, e comia muito salgado. Fui mudando aos poucos, cortando o macarrão, o pão, e teve um tempo que parei de perder peso, então, decidi cortar mais coisas, como o arroz. Hoje como a proteína e a salada basicamente”, diz.


A mudança de hábito envolveu toda a família, segundo Souza. Primeiro, a mãe aderiu aos novos alimentos e depois o pai também entrou na onda, o que facilitou a adaptação do adolescente ao novo estilo de vida. Além da alimentação saudável, os exercícios físicos também foram grandes aliados do jovem.


“Eu ainda não estou satisfeito, quero perder mais. Quero ficar com um corpo bem legal e me sinto mais disposto”, revela.


A mãe do jovem, Josilene Frota, de 38 anos, é técnica de enfermagem e professora. Ela diz que a luta de Souza contra o peso é antiga. Segundo ela, essa não é a primeira vez que o adolescente tenta perder peso.


“Desde novinho, ele sempre foi obeso mesmo. Eu pegava no pé para que ele emagrecesse, mas ele chorava, fazia essas coisas de menino. Já tentou outras vezes emagrecer, a gente fazia caminhada, mas ele sempre tinha uma recaída. Até que ano passado ele chegou pra mim e disse que queria emagrecer. Eu estava até comentando com meu marido que achava que ele já estava querendo namorar”, brinca.


O estudante não é acompanhado por uma nutricionista, mas já chegou a fazer uma consulta, porém, não seguia à risca. Hoje, é a mãe quem cuida da alimentação do filho e tem dado certo. Mesmo assim, Josilene garante que os exames são feitos em dia.


“Uma vez levamos ele, quando mais novo, na nutricionista, mas ele não entendia. Eu dizia que ele era propenso a ter diabetes e outros problemas que ele tinha predisposição. Não sei se foi por medo ou porque estava se sentindo feio que ele decidiu emagrecer”, conta.


E a mudança do estudante acabou incentivando a casa toda. O pai acompanha ele no funcional pela manhã, à tarde se dedica à musculação e, às vezes, acompanha a mãe em uns passeios de bike aos domingos.


“Como ele está de férias, de manhã faz o funcional com o pai, à tarde na musculação e a alimentação controlo em casa. Estamos juntos com ele. Não é fácil perder peso e se você não tiver o incentivo da família, fica ainda mais complicado”, finaliza.


Sair da versão mobile