Ícone do site Ecos da Noticia

Após assalto, maternidade pública instala detector de metais em Rio Branco

Secretaria de Planejamento e Gestão diz que sala de situação deve ser criada para discutir outras medidas de segurança nas unidades de saúde.

Nos últimos meses, alguns hospitais de Rio Branco foram alvos de criminosos. Para evitar esse tipo de ocorrência, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) decidiu instalar detectores de metal nas unidades. A primeira foi a Maternidade Bárbara Heliodora.


Em maio deste ano, dois homens invadiram a única maternidade pública do estado, renderam e roubaram a arma do vigilante que estava na recepção. Imagens feitas por câmeras de segurança mostraram que a dupla chegou correndo. É possível ver pessoas no local tentando se esconder.


O secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Rui Arruda, explica que é um momento que precisa também da conscientização da população para que haja a compreensão de que as medidas são tomadas visando a segurança. A instalação em outras unidades vai ocorrer com base nos testes na maternidade.


Mensalmente, segundo a Sesacre, são gastos mais de R$ 500 mil em segurança nos hospitais de Rio Branco. O valor é investido em todos os setores na Saúde, não apenas patrimonial. Arruda ressalta que outras mudanças também devem ser feitas.


“Vamos fazer uma sala de situação para discutirmos sobre segurança. Na verdade, vamos decidir nessas reuniões as ações que vamos ter mais efetivas para isso. Estamos trabalhando cada vez mais para melhorar o serviço para a comunidade”, acrescenta.


Sair da versão mobile