Pesquisar
Close this search box.
970x250

Acre, MS, Ceará e Alagoas deram reajuste aos servidores em 2017

Diferente do que afirmou o governo estadual, Mato Grosso do Sul não foi o único do país a conceder reajuste aos servidores. Acre, Alagoas e Ceará também definiram aumentos nos salários do funcionalismo público. No Piauí e em Pernambuco apenas algumas categorias foram beneficiadas.


A justificava de todos os Estados é a crise econômica e política que o país enfrenta, que levou alguns governos, como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, a atrasar e parcelar o salário dos servidores. Na Bahia, o governo realiza o pagamento até o último dia útil de cada mês, e não até o 5º dia útil, como em Mato Grosso do Sul.


Em Alagoas o reajuste concedido foi de 6.29% dividido entre 3,15% em junho e 3.14% em dezembro. No Ceará o percentual foi o mesmo (6.29%) para quem ganha um salário mínimo, para os demais o aumento foi de 2%. Servidores cearenses da educação tiveram reajuste de 7.54%. O governo do Piauí também concedeu 6,29%, mas só para servidores da segurança pública, enquanto os pernambucanos policiais militares e bombeiros terão uma correção de 25% a 40%, parcelado em 3x (até dezembro de 2018).


No Acre houve um reajuste médio de 7% para diversas categorias. Todavia, o governo também aumentou a contribuição previdenciária do servidor de 11% para 14%. Já o governo maranhense concedeu recomposição salarial de 8% para professores e um escalonamento de recomposição de até 23% para policiais.


O governo paraense concedeu apenas um reajuste de 23% no valor do auxílio-alimentação, enquanto a gestão da Paraíba aumentou em 13,05% o piso do magistério, para adequação à legislação federal. Em Goiás, o governo enfrentou uma greve de professores e aceitou dar aumento de 7.64% a professores efetivos e 34% aos temporários.


No vizinho Mato Grosso, a gestão tucana ainda está pagando percentuais referentes a acordos de anos anteriores.


Os demais Estados não haverá reajuste. Em alguns, como Espírito Santo, sindicatos de servidores já cogitam greves gerais.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
23.1 digital master super banner pmrb queimadas ago2024

Últimas Notícias