O vigilante Anderson Braga de Souza, de 36 anos, flagrou uma jaguatirica em cima de uma mangueira no quintal da casa onde mora, no Conjunto Universitário III, em Rio Branco. O caso ocorreu na última terça-feira (13) quando o homem cortava toras de madeira e percebeu a presença do animal somente quando foi alertado por um vizinho.
“Meu vizinho me chamou e disse para eu olhar para cima, o animal estava me olhando. Os cachorros passaram a noite latindo, acredito que ela ficou acuada e subiu na árvore onde passou a noite”, relata.
O morador decidiu chamar o Corpo de Bombeiros para buscar o animal e o encaminhar para uma área não habitada. Porém, segundo ele, o bicho estava em um local alto e decidiram não jogar rede de captura para não estressá-lo. Assim, usaram uma vara para espantar a jaguatirica.
“Eu tirei várias fotos e decidi filmar, pois se eu falasse, as pessoas não iriam acreditar. Até pensamos que ela estivesse doente, pois estava mansa e não se espantou com a gente. Acreditamos que ela tinha comido, por isso não atacou”, conta.
Souza diz que é comum receber a visita de animais no local como capivaras, jacarés e macacos. O motivo é que o quintal fica próximo a área do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Ufac).
O vigilante conta ainda que recentemente os moradores reclamaram do sumiço de patos e galinhas e acreditavam que estavam sendo roubados, mas agora acreditam que o animal esteja caçando na área. “Jaguatirica eu só tinha visto na TV e no Parque Chico Mendes, mas assim tão perto nunca tinha acontecido”, diz.
Animal é comum na região, diz biólogo
O biólogo Vanderson Brito diz que é comum o aparecimento de jaguatirica em aréas abertas que possuem mata e que o bicho aparece para caçar frangos, patos e até animais domésticos de pequeno porte. O animal adulto, segundo ele, chega a 80 cm de comprimento sendo 20 a 40 cm de cauda e é essencialmente carnívoro se alimentando de mamíferos pequenos e aves.
“É comum de encontrar na região e na América Latina como um todo, principalmente no Brasil. A jaguatirica tem tanto o hábito terrestre quanto arborícola. Você pode estar passeando na mata e encontrar ela em uma árvore. Possui hábitos noturnos, sai para caçar durante a noite e de dia fica escondida em uma mata mais fechada”, explica.
G1