Os feriados de Corpus Christi e Aniversário do Estado do Acre, celebrados nesta quinta-feira (15), vão alterar o funcionamento das repartições públicas e privadas do estado.
A Organização das Centrais de Atendimento (OCA) de Rio Branco e Xapuri, assim como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as demais repartições públicas, terão o atendimento interrompido na quinta e retornam na sexta (16).
Na sexta (16), os serviços nas repartições públicas vão ser em expediente corrido, das 8h às 14h. O decreto, de número 7.050, foi publicado pelo governo na edição desta quarta (14) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Conforme o governo, os serviços públicos essenciais, como as unidades de saúde Upas e Pronto-Socorro, e o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), funcionam normalmente durante o feriado.
Bancos
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre (Seeb-AC), Edmar Batistela, não haverá atendimento nas agências bancárias do estado durante o feriado. As atividades voltam ao normal na sexta.
A entidade informa que a população pode utilizar como alternativa os canais alternativos de atendimento como: caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados) para realizar as demais operações bancárias.
Shopping
O shopping de Rio Branco irá funcionar em horário especial durante o feriado. A praça de alimentação e área de lazer ficarão em funcionamento de 11h até às 21h; já as lojas abrem às 13h e fecham às 21h. O cinema deverá funcionar de acordo com a programação dos filmes da semana.
Correios e comércio
De acordo com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Acre (Correios), o órgão não vai funcionar durante o feriado. O serviço retorna ao normal na sexta (16).
Conforme a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio/AC), os estabelecimentos comerciais vão poder funcionar no feriado se solicitarem autorização para funcionamento na instituição. Com isso, o funcionamento do comércio fica a critério dos empresários. Com informações Iryá Rodrigues