Mesmo após prorrogar o prazo de término da Campanha da Vacina contra a gripe, o Acre ainda não atingiu a meta para este ano. A campanha se iniciou dia 10 de abril e se encerraria dia 31 de maio, mas foi prorrogada e termina nesta sexta-feira (9). Até a quinta-feira, somente 73% do grupo prioritário havia sido imunizado no Estado.
Na última semana, o Ministério da Saúde orientou aos Estados que disponibilizassem a vacina para toda a população. No Acre, somente Rio Branco não tinha aderido esta orientação até então. Contudo, a partir da próxima segunda-feira (12) a vacina deve estar disponível nos postos de Saúde para aqueles que não fazem parte dos grupos prioritários.
Na última semana, o Ministério da Saúde orientou aos Estados que disponibilizassem a vacina para toda a população
Os grupos prioritários são formados por profissionais de Saúde, idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, indígenas, gestantes ou mulheres que acabaram de dar à Luz, professores da rede pública e privada e pessoas privadas de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, entre o público-alvo, as puérperas (mães até 45 dias depois do parto) foram as que mais se vacinaram proporcionalmente, com 2,6 mil doses aplicadas, o que representa 97,73% deste público, seguido pelos idosos (84,99%) e indígenas (82,52%). Os grupos que menos se vacinaram até agora são as crianças (64,12%), gestantes (71,13%) e trabalhadores em Saúde (77,60%). Com informações Nany Damasceno