Ícone do site Ecos da Noticia

A quatro dias para fim do prazo, mais de 2,5 mil eleitores ainda não cadastraram biometria em Acrelândia

Cadastramento biométrico é para que eleitor possa utilizar digital no momento do voto. Cidade tem 9.940 eleitores. Recadastramento obrigatório iniciou dia 2 de maio e termina nesta sexta-feira (30).

A quatro dias do fim do prazo, 2.570 eleitores do município de Acrelândia, no interior do Acre, ainda não realizaram o recadastramento biométrico. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC), divulgados ao G1 nesta segunda-feira (26), dos 9.940 eleitores, 7.370 estão aptos a votar pelo sistema biométrico, um percentual de 74%.


O recadastramento obrigatório em Acrelândia iniciou no dia 2 de maio e termina nesta sexta-feira (30), segundo cronograma do TRE. A identificação biométrica permite que o eleitor seja identificado pela digital, garantindo mais segurança ao processo eleitoral. Os eleitores devem procurar o cartório eleitoral da cidade das 8h às 17h.


O comparecimento, segundo o órgão, é obrigatório e quem não fizer o recadastramento terá o título de eleitor cancelado. Além disso, o eleitor vai ficar impedido de fazer matrícula em universidades públicas, tomar posse em concursos, e tirar documentos como o passaporte.


Biometria em 2017

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) deve fazer o recadastramento biométrico obrigatório dos eleitores em seis municípios do estado este ano. Entre eles estão Cruzeiro do Sul, Brasileia, Epitaciolândia, Acrelândia, Capixaba e Plácido de Castro. A meta, de acordo com o órgão, é atender 83 mil eleitores.


O cronograma de ação faz parte do Programa de Identificação Biométrica, do Tribunal Superior Eleitoral. Segundo o TRE, o Acre possui mais de 532 mil eleitores, sendo que pouco mais de 380 mil já possuem identificação biométrica, o que representa cerca de 72% do total.


Nas cidades de Assis Brasil, Bujari, Senador Guiomard, Porto Acre, Xapuri e na capital Rio Branco, já aconteceu recadastramento biométrico obrigatório. Já nos demais municípios é feito o recadastramento biométrico ordinário, que é quando o eleitor não está obrigado a comparecer, mas já pode antecipar os dados.


Sair da versão mobile