Vacina está liberada para a população em geral desde o último dia 12. Saúde acredita que casos de reação da vacina em pacientes seja motivo para baixa procura.
O prazo da campanha de vacinação contra a gripe terminou no último dia 9 de junho e a vacina está liberada para a população em geral desde o dia 12 de junho, mas a procura nos postos de saúde ainda é baixa em Rio Branco. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (21) pela Secretaria de Saúde de Rio Branco.
A meta da campanha, iniciada no dia 10 de abril, era vacinar 67.572 pessoas na capital acreana, porém, segundo a diretora do setor de Vigilância Epidemiológica da Saúde na capital, Socorro Martins, somente 66% do público foi imunizado.
“Até o momento ainda temos cinco mil vacinas em estoque e nenhum posto de saúde tem solicitado mais. Isso significa que a população não está procurando a unidade para se vacinar, mesmo estando aberto para o público em geral”, informou a diretora.
A categoria das crianças é a mais afetada pela baixa procura, segundo Socorro. “A cobertura das crianças é a mais difícil. A gente acredita que essa baixa procura esteja relacionada a alguns casos de pessoas que tiveram reações após tomar a vacina. Então, a informação acaba se dissipando e a população fica com receio de se vacinar”, contou.
Apenas sete dos 22 municípios do AC atingiram meta
Apenas sete municípios do Acre alcançaram a meta da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza que terminou na última sexta-feira (9). Conforme o balanço divulgado pela gerência de Imunização do Acre, nesta segunda (12), somente Cruzeiro do Sul e Xapuri vacinaram 100% do público alvo.
Ao G1, em matéria publicada no último dia 12 de junho, a gerente de Imunização, Dora Holanda, diz que a cobertura vacinal do estado foi de 77,12%.
Ao todo, 134.648 pessoas foram vacinadas, sendo que a meta da Saúde era imunizar 175 mil. Porém, há uma pequena divergência nos dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda, que afirmam que o Acre vacinou apenas 75,7% do público-alvo.
Ainda segundo o Ministério, foram aplicadas 175,9 mil doses da vacina contra a influenza no Acre. Entre as pessoas que não fazem parte da população alvo, 189 mil foram imunizadas.
Fonte: G1