A noite de quinta-feira (29), foi a mais agitada do mês de junho em Rio Branco, a capital do estado do Acre, na área policial. Com registros de mortes, tentativas de homicídios e ameaças de invasão a unidade prisional por membros de facções rivais.
O presidiário em liberdade de semiaberto identificado por Osmir Pereira Araújo, de 34 anos, foi executado na rua Mamed Saab, no bairro Wanderlei Dantas, parte alta da cidade, cuja jurisdição de segurança policial fica a cargo do 5° Batalhão da Polícia Militar do estado do Acre.
De acordo com o que a Polícia Militar conseguiu apurar através de testemunhas que pouco falam, pois não querem se comprometer, a vítima teria saído de casa de moto para comprar um churrasquinho, localizado na rua Mamed Saab.
Relatos das testemunhas dão conta que antes da vítima tirar o capacete da cabeça em frente ao churrasquinho, dois homens que estavam em uma moto se aproximaram de Osmir e o garupa começou a efetuar tiros contra a vítima que caiu da moto e saiu cambaleando por cerca de 30 metros onde caiu, atingido por vários tiros.
Populares acionam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU que enviou a Unidade de Resgate Avançado de número 01 – URA 01, mas quando a equipe médica chegou ao local a vítima já estava sem vida.
De acordo com informações de familiares da vítima, Araújo teria cumprindo cinco anos em regime fechado de prisão por crime de tráfico de drogas e teria sido beneficiado com a progressão da pena para cumpri-la em regime semiaberto.
Equipes da polícia militar isolaram o local, enquanto outros militares buscavam informações sobre os criminosos e tentavam identifica-los e prende-los.
O local do crime foi isolado para o trabalho da perícia técnica científica que ainda coletou seis projeteis de arma de fogo do local e o corpo foi levado para a sede do Instituto Médico Legal – IML para exame cadavérico e posterior liberação para ser velado pela família.