Ao todo, 38 frentes de limpeza urbana, drenagem e recuperação asfáltica trabalham em todas as regionais da capital.
A Prefeitura de Rio Branco ampliou as frentes de serviços de drenagem, limpeza urbana e manutenção viária em todas as regionais. Homens e máquinas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) e da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) trabalham de modo intenso para aproveitar ao máximo o verão e avançar com as ações de conservação da cidade.
Nesta última semana de junho, EMURB e SEMSUR trabalham em 38 frentes nas seguintes localidades e bairros: Recanto dos Buritis, Irineu Serra, Aeroporto Velho, Tropical, Laélia Alcântara, Benfica, Novo Horizonte, Cidade da Justiça, Vitória, Sobral, UFAC, Canaã, Bosque, João Paulo, Loteamento São Sebastião, Montanhês, Residencial Santa Cruz, Residencial Vale do Açaí, Santa Cecília, Defesa Civil, José Augusto, Vila Betel, Conjunto Vilage Tiradentes e Centro, além de Avenida Nações Unidas e Estrada Transacreana.
A EMURB atua esta semana em 24 ruas e localidades com operações tapa-buraco, implantação de meio-fio e calçadas, drenagem e terraplanagem. Uma equipe está realizando a drenagem no chorume produzido no aterro controlado da Estrada Transacreana. Entre outras, as equipes da EMURB estão trabalhando nas ruas Fialho, Coelho, Peregrino e Travessa Maria Verônica, no Recanto dos Buritis. A determinação do prefeito Marcus Alexandre é de que as vias ofereçam plenas condições de trafegabilidade nos corredores de ônibus e nos acessos das unidades de serviços essenciais, como escolas e postos de saúde.
A EMURB também está realizando uma intensa ação de recuperação viária na Estrada do Irineu Serra, Estrada Sobral, Rua Laranja, Rua Uva, RuaAlvorada, no Tropical; Rua Flamengo, Rua Osvaldo Miranda e Rua Mario Maia, no Laélia Alcântara. As equipes de drenagem e terraplanagem estão atuando nas ruas Rio Grande do Sul, no Preventório, e Maria Lima, no Mocinha Magalhães. Essa rua dá acesso à Escola Ilka Maria de Lima, a principal do Mocinha Magalhães, e deve receber pavimentação asfáltica nos próximos dias.
“Eles sempre fazem esse serviço aqui. Para nós é muito importante que a SEMSUR limpe o igarapé porque até diminui os insetos em casa”, disse a comerciante Maria Auxiliadora, moradora da Avenida Dr. Mário Maia, no Defesa Civil. Além da questão estética, a roçagem e a remoção do mato nos igarapés são também uma forma objetiva de prevenir doenças.
Santa Cecília: 100 caçambas com entulho removidas
Em outros 13 pontos, a SEMSUR executa nesta última semana de junho limpeza geral com roçagem, capina e remoção de entulho, como ocorre no bairro Santa Cecília visando, entre outros objetivos, eliminar ao máximo o número de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “As ruas ficam mais limpas e mais fácil para viaturas da polícia ou do SAMU passarem. Fica muito melhor”, disse o pastor evangélico Raimundo Pereira Alves, que mora há vinte anos no Santa Cecília. “Até esta quinta-feira, 29, teremos limpado cerca de dez ruas. Calculo que iremos remover, até essa data, pelo menos 100 caçambas de entulho”, disse o encarregado do serviço no Santa Cecília, Lucenildo Oliveira da Silva, da SEMSUR.
Nova rotatória põe fim aos conflitos de trânsito no Bosque
Atendendo solicitação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS), a EMURB implantou uma rotatória de 10 metros de diâmetro na confluência das ruas Alvorada, Milton Matos e Dom Bosco, no bairro do Bosque. A rotatória ficou pronta na tarde desta quarta-feira, 28, e, segundo o diretor de Trânsito da RBTRANS, engenheiro Marcos Lourenço, a rotatória irá melhorar o trânsito de veículos no local. “Este equipamento vai reordenar o fluxo de veículos nesta região com a expectativa de se pôr fim aos conflitos de trânsito”, disse Lourenço.