Pinheiros está na final da Copa Cidade de Rio Branco de Basquete; Invictus vence

A rodada da Copa Cidade de Rio Branco de Basquete adulto, disputada na noite desta quarta-feira (7), no ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco, foi de definição de finalista no naipe feminino e marcada por uma agressão a árbitra no confronto masculino.


No primeiro jogo da noite, que valia vaga na final do feminino, o Pinheiros superou o Ufac em um duelo equilibrado e de poucos pontos, por 37 a 33. Com a vitória, a equipe fecha a primeira fase na liderança e está na decisão. O Ufac vai enfrentar o Invictus, terceiro colocado, em um jogo extra válido pela semifinal para definir o segundo finalista da competição.


Na partida de fundo, Invictus e América fizeram um confronto acirrado, também com placar apertado, que terminou com vitória do Invictus por 58 a 51. O jogo ficou marcado pela agressão do atleta Luciano D’avila, do América, a árbitra Janilda Melo.


Segundo o presidente da Federação Acreana de Basquete (Feab), organizadora da competição, Atevaldo Santana, companheiros de equipe do atleta precisaram intervir no momento do ato. O dirigente relata que a árbitra acionou a Polícia Militar, mas Luciano D’avila já havia deixado o ginásio quando a guarnição chegou ao local.


Atevaldo Santana diz que Janilda Melo deverá tomar medidas judiciais sobre o caso e a Feab se responsabiliza por “aplicar as sanções junto a Justiça Desportiva”.


– Não vamos permitir esse tipo de comportamento nas quadras. Quem tiver a intenção deliberada de cometer esse tipo de agressão com a arbitragem fique em casa – afirma.


A Copa Cidade de Rio Branco segue neste sábado (10), com duas partidas. Diferentemente das rodadas anteriores disputadas aos sábados, a partir de agora, os jogos nesse dia serão iniciados a partir das 14h. Na partida preliminar, a Park encara o Vasco-AC. Fechando a rodada, o Pinheiros C enfrenta o Universo.


Regulamento


No masculino, nove times brigam pelo título: Uniara, Universo, Park, América, Vasco da Gama, Pinheiros A, Pinheiros B, Pinheiros C e Invictus. No feminino, Ufac, Invictus e Pinheiros jogam pelo troféu.
Na primeira fase do masculino, as equipes jogam entre si em turno único e as quatro melhores avançam às semifinais. No mata-mata, jogo único em cruzamento olímpico. Os finalistas disputam a taça em melhor de três jogos.


Na competição feminina, os times jogam em turno em returno. O primeiro colocado na classificação dos dois turnos tem vaga garantida na semifinal. Segundo e terceiro colocados disputam semifinal em jogo único. Na decisão, assim como no masculino, três jogos para conhecer o campeão.


Na temporada passada, o Pinheiros A ficou com o título no naipe masculino. No feminino, as meninas do Uniara levantaram ao troféu.


Classificação
Masculino
1º Pinheiros A – 8 pts
2º Universo – 6 pts
Park Fitness – 6 pts
América – 6 pts


Invictus – 6 pts
6º Pinheiros C – 4 pts
7º Vasco-AC – 2 pts
8º Uniara – 0
Pinheiros B – 0


Feminino
1º Pinheiros – 6 pts
2º Ufac – 4 pts
3º Invictus – 2 pts


Globo Esporte


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias