Ícone do site Ecos da Noticia

Mais de 26 mil alunos entre 4 e 17 anos estão fora da escola no Acre, diz IBGE

Dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e dizem respeito ao ano de 2015. Educação afirma que cenário melhorou nos últimos anos.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que 26,1 mil crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, estão fora da sala de aula nas cidades acreanas. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e levam em consideração o ano de 2015.


Do total, segundo o IBGE, mais de 9,6 mil pessoas estão na faixa etária de 4 e 5 anos. Outros 6,8 mil estudantes têm idades entre 6 e 14 anos. O restante – 9,6 mil – inclui alunos dos 15 aos 17 anos de idade.


Os gestores da Educação Pública do estado, no entanto, alegam que os números podem ter baixado nos últimos anos. O secretário de Educação, Marco Brandão, afirma que ainda não existem dados atualizados sobre a evasão escolar, mas garante ações específicas são desenvolvidas para combater o problema.


“Ainda estamos fazendo o levantamento, mas avançamos muito com certeza. A dificuldade que temos tem a ver com a educação indígena. Isso é que compromete. Nem sempre a forma de coletar os dados atinge essa população, [dando] um resultado efetivamente preciso”, complementa.


O diretor de Ensino Municipal de Rio Branco, Ildo Montezuma, acrescenta que trata-se de um deficit histórico que precisa de atenção. O gestor ressalta que a prefeitura da capital acreana tem feito grande esforço para resolver a questão.


“É um deficit histórico que foi se acumulando ao longo das décadas. É preciso política de estado, com financiamento direcionado para esses níveis de ensino, para que os municípios possam responder a esse problema”, finaliza.


Fonte: G1


Sair da versão mobile