Hemacre orienta que 5,4 mil doadores de medula óssea atualizem cadastro

Menos de 1% da população é doadora. Mesmo com quantidade baixa, órgão luta para efetivar doações de pessoas cadastradas.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre) orienta que os 5.451 doadores de medula óssea do Acre atualizem os cadastros no Registro Nacional de Doadores Voluntários (Redome). O apelo é nacional e, segundo a diretoria de Captação do órgão, diversas doações deixaram de ser efetivadas porque os cadastrados não foram localizados.


O estado acreano contabiliza que menos de 1% da população, em um universo de 816 mil habitantes, é doadora de medula óssea. A responsável pela Captação, Quésia Nogueira, acrescenta que, durante os 12 meses de 2016, foram cadastrados 2.528 pessoas. Neste ano, até o mês de maio, outras 650 foram inseridas no Redome.


Apesar de o número ser considerado baixo, Quésia explica que o momento não é de convidar novos doadores, mas sim de tornar mais efetiva as doações que tenham essa possibilidade. “Às vezes, o Redome encontra compatibilidade, mas não consegue encontrar o doador, porque mudança, por exemplo, de endereço ou telefone”, diz.


A atualização deve ser feita diretamente pelo site (acesse aqui) do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Outras informações podem conseguidas na sede do Hemoacre, em Rio Branco, na Avenida Getúlio Vargas, 2.787, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias