Um dos maiores eventos da economia solidária de Rio Branco, a Ecoflores vai até este domingo, 4, no Horto Florestal. Cerca de 70 expositores estão participando da feira cuja duração foi ampliada por decisão do prefeito Marcus Alexandre. A Ecoflores reúne empreendimentos de jardinagem, agricultura familiar, artesanato e movelaria. “Todos os objetivos foram alcançados”, disse Carlos Omar, presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários no Acre (UNISOL), que ressaltou o esforço do prefeito Marcus Alexandre em apoiar a iniciativa.
A artesã Kelle Altina participa pela primeira vez de uma feira de economia solidária e diz que o resultado, em todos os aspectos, é favorável. “Estou gostando muito de trabalhar aqui. Estou fazendo bons negócios”, disse ela que até acontecer a Ecoflores 2017 só vendia seus produtos pelo aplicativo WhatsApp. Já a tesoureira da Associação Florescer, Marcia Bocardi, que trabalha nas feiras de economia solidária desde que o então prefeito Raimundo Angelim implantou essa política em Rio Branco, fez uma avaliação bastante otimista da ampliação do calendário da feira: “dobrou nossos ganhos”, disse ela, citando os cerca de vinte grupos de produtores de plantas e flores ornamentais. A agricultora Maria Rosememira, a Dona Rosa, levou à feira um pouco de tudo que produz em sua propriedade na Vila Caquetá e se disse otimista com o resultado final.
A Ecoflores é realizada pela UNISOL em parceira com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), Governo Federal, SEBRAE e Prefeitura de Rio Branco, por meio das secretarias de Meio Ambiente (SEMEIA), Assistência Social (SEMCAS), Agricultura e Floresta (SAFRA) e da Mulher (SEMAM), Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária (COMTES) e Fundação Garibaldi Brasil (FGB). Além dos itens para venda, a Ecoflores oportuniza aos visitantes oficinas de Reciclagem e Redes Sociais.
Até domingo uma ampla programação aguarda os visitantes: além da exposição de flores, móveis, artesanato e degustação de comida regional estão previstas roda de convesas, atrações culturais e show com o músico Fernando Oliveira no domingo à noite.
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom