Programação conta com atividades esportivas, culturais e sociais. Voluntários de 14 cooperativas participantes oferecem diversos serviços.
O Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco, vai receber, das 8h às 13h deste sábado (1º), serviços de saúde (aferição de pressão, teste de glicemia) e recreação para crianças. Em 2016, somente no Acre, foram mais de duas mil pessoas beneficiadas com o apoio das cooperativas e dos voluntários que acreditam que as atitudes simples movem o mundo, educação, cidadania e shows gratuitos.
Neste dia, vai ser comemorado o Dia de Cooperar, conhecido como “Dia C” e, de acordo com a organização, a região foi escolhida por se tratar de um local onde os moradores enfrentam situações de vulnerabilidade social e baixa renda. Este ano, o objetivo da ação é atender mais de duas mil pessoas – número alcançado na edição do evento em 2016 na capital acreana.
As cooperativas acreanas estão se mobilizando para participar e atender a comunidade da melhor forma possível, segundo a organzação. Além das entidades, voluntários também se juntam à equipe do Sescoop/AC. No Acre, as cooperativas, com o trabalho consolidado, possuem a meta de somar voluntários para beneficiar mais pessoas.
A coordenadora nacional do Dia de Cooperar, Patrícia Resende, disse que o foco da ação é superar a meta não só de atendimentos, mas também de voluntários e cooperativas que participam do projeto.
“Essa e uma ação conjunta que acontece em todos os estados brasileiros. As unidades estaduais do sistema fazem um mapeamento, então, fazemos uma ação simultânea e, por ser uma ação e ter um foco nas comunidades, as cooperativas buscam uma localidade onde há uma vulnerabilidade, uma necessidade maior de atendimento para a comunidade. Isso não é um padrão, mas sempre buscamos tentar atender essas comunidades”, disse.
Sobre o Dia C
Em 2016, em todo o opaís, 1.278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. As atividades foram realizadas em 777 cidades. Em 2017, a meta é beneficiar mais de um milhão de pessoas através dos projetos contínuos.