O Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ) resgatou um cachorro, na última quarta-feira (7), que estava no aterro sanitário de Rio Branco, na Estrada Transacreana. As imagens do bicho, que estava visivelmente desnutrido e com uma das patas inchada, viralizou no Facebook, tendo mais de 1,4 mil compartilhamentos.
O diretor do DCZ, Everton Arruda, conta que o órgão foi acionado por funcionários do aterro, que solicitavam a remoção do cachorro. “Disseram que tinha um animal debilitado, caído, que não conseguia levantar. Estava com a pata inchada. O trouxemos e, desde ontem [quinta, 8], ele já está em pé”, fala.
Segundo o gestor, por haver também resídios orgânicos, o aterro acaba atraindo cães, sendo difícil identificar se o caso trata-se de abandono. Ele acrescenta que a pata não estava quebrada, trata-se apenas do inchaço.
“O outro veterinário avaliou e disse que seria preciso fazer uma cirurgia, que quem faz sou eu. O inchaço é uma massa tumoral”, ressalta. A data para o procedimento ainda deve ser definida após uma nova avaliação.
Depois do procedimento e reabilitação, o bicho provavelmente vai ser encaminhado a uma das associações de proteção que atuam na capital acreana até que seja adotado, finaliza o gestor. Com informações Caio Fulgêncio