cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Colegiado nega que diretores tenham feito acordo com facções para manter segurança nas escolas no AC

Integrante do Codep-AC diz que denúncia de sindicato é falsa e ‘irresponsável’, colocando a escola em risco. Sinteac denunciou em ofício ao Ministério Público.

O Colegiado de Diretores das Escolas Públicas do Acre (Codep-AC) negou que gestores tenham feito acordo com facções criminosas para garantir a segurança das instituições. O caso foi denunciado em ofício neste mês pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac) ao Ministério Público (MP-AC).


Em nota, o Codep-AC repudiou a denúncia do Sinteac falsa e “irresponsável”. A diretora Jarcilene Castro, em nome do colegiado, afirmou que a suposta denúncia acaba colocando as escolas em risco. Ela, no entanto, reconheceu a existência de problemas de segurança pública.


“Na medida em que se abre à população que gestores fizeram pacto, coloca-se a escola em pé de igualdade com as ditas facções. Isso [a denúncia] também quer dizer que o estado não está fazendo nada. Sabemos da problemática, mas dizer que a gestão fechou com facções é uma irresponsabilidade sem limite”, disse.


Jarcilene acrescentou que o colegiado tem, em diversos momentos, se reunido com os órgãos de Segurança em busca de soluções para a questão da violência. “Ações já estão acontecendo. Não digo que vão acabar com a problemática, mas podem surtir efeito. O mecanismo de segurança está sendo acionado”, ressaltou.


Denúncia do Sinteac

No ofício, o sindicato pede uma audiência pública com o MP-AC e a convocação dos representantes da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-AC), polícias Civil e Militar e secretarias de Educação estadual e municipal. O diretor jurídico do Sinteac, Daryl de Oliveira, disse que escolas chegam a ser interditadas por falta de segurança.


“Há relatos de diretores e dos próprios professores que estão sofrendo retaliações. As facções estão dentro das escolas, a violência está dentro das escolas e é grande. Os professores têm sofrido com essa situação, muitas vezes impedidos de dar aula, as escolas fechadas por conta da violência”, lamentou.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias