Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Banco denunciou contas milionárias de Joesley na Suíça

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Joesley Batista disse que as contas eram usadas para abastecer campanhas eleitorais dos petistas

O empresário Joesley Batista, dono da JBS, revelou que um banco suíço denunciou suas contas para autoridades do país europeu, após suspeitarem de crime financeiro devido ao volume de dinheiro e os padrões de transferências sem justificativas. De acordo com o delator da Operação Lava Jato, o banco era usado para movimentar recursos ilícitos para abastecer campanhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-presidente Dilma Rousseff. No entanto, a instituição não tinha conhecimento sobre os beneficiários das movimentações e os nomes dos supostos envolvidos não constam nos extratos do banco.


A Procuradoria-Geral da República espera que as informações coletadas pelas autoridades sejam agora transferidas ao Brasil.


O banco Julius Baer fechou as contas na Suíça e o dinheiro foi transferido para Nova York, onde hoje vivem Joesley e sua família, segundo informa a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.


O empresário disse que usava as contas para atender às demandas dos petistas e que o dinheiro era usado para pagar propina a políticos do PT e também a aliados. O dono da JBS afirmou que as contas chegaram ao saldo de US$ 150 milhões em 2014. Joesley também revelou que o dinheiro era operado a mando do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, com o conhecimento de Lula e Dilma. Os petistas negam as acusações e as citações serão investigadas.


No entanto, o nome dos envolvidos não estavam nos extratos do banco. A informação é de que operadores e doleiros teriam efetuado as transações. De acordo com a publicação, fontes do setor financeiro suíço disseram que as datas das transferências coincidem com os meses que antecederam eleições no Brasil e, portanto, levantam as suspeitas denunciadas por Joesley.


O empresário disse em depoimento que a primeira das contas foi usada durante os anos do governo Lula e que, ao final do mandato, em 2010, teria ficado com um saldo de US$ 70 milhões. Quando começou a gestão Dilma, ele disse que fora instruído por Mantega a abrir uma nova conta. Segundo a publicação, Joesley deixou de abastacer as contas em novembro de 2014 e Dilma foi comunicada em reunião no Palácio do Planalto.


Fonte: Noticias ao Minuto


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias