Aplicativos garantem economia de até 70% em produtos e serviços diversos

O Indicador de Propensão ao Consumo — calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) — revelou que 58% dos brasileiros pretendem reduzir os gastos neste mês. Para ajudar nessa difícil missão, há aplicativos que funcionam como “caça-descontos”. Por meio deles, é possível garantir uma redução de até 70% no preço de produtos e serviços.


Esses programas atuam como verdadeiros radares que identificam quais os melhores preços. O Vah, por exemplo, compara as tarifas de Uber, Cabify e aplicativos de táxis em tempo real, para o passageiro avaliar qual a melhor opção naquele trajeto e horário. Já o Pelando é uma rede social com mais de 140 mil membros que compartilham ofertas encontradas nas lojas virtuais, de itens de perfumaria a artigos eletrônicos. O Zoom tem o Cata Pechincha, que separa as melhores ofertas das lojas parceiras. Até quem usa suplementos alimentares pode contar com uma mãozinha da tecnologia, já que o aplicativo SaveWhey caça e divulga as melhores ofertas na internet.


Criado em janeiro, o inusitado programa já foi baixado por mais de 18 mil pessoas. O militar César Cruz, de 28 anos, é um dos usuários:


— Eu consigo economizar até 50% nesses produtos que compro com certa frequência. É muito vantajoso, e me sinto seguro, porque só trabalham com empresas confiáveis.
Necessidade inspira empreendedores


Os amigos Manoel Tabet, de 28 anos, e Bruno Tostes, de 29, são verdadeiros viciados em descontos. Juntos, desenvolveram o SaveWhey.


— Eu era bom em achar descontos agressivos na internet e comecei a dar dicas para amigos. Num mesmo dia, uma loja virtual pode ter até sete preços diferentes para o mesmo produto, dependendo se o acesso do cliente foi pelo Google, e-mail ou Buscapé, por exemplo. A ideia, claro, é sempre conseguir o menor valor. A proposta foi essa para criar o aplicativo focado em um segmento bem específico — explica Manoel.


O empresário Marcio Bern também lançou o Vah quando percebeu a oscilação nos valores cobrados nos aplicativos de transportes:


— Eu ia visitar um familiar no hospital diariamente e percebia que cada hora era um mais barato: Uber, Cabify, 99taxis. A ferramenta facilita a comparação.


No estado do Rio, são cerca de 75 mil cadastrados. Os locais com maior número de consultas são os aeroportos, Barra da Tijuca, Centro, Baixada Fluminense e Icaraí.


O empresário e designer Thiago Bonelly usa bastante o aplicativo quando vai a reuniões no Centro do Rio:


— Chego a economizar de R$ 9 a R$ 12 por dia. Somando isso no fim do mês, faz uma grande diferença.


Sócio-fundador do Pelando, Guilherme Vieira afirma que o diferencial da rede social é contar com a colaboração dos internautas:


— Há espaço para compartilhar desde as promoções até as opiniões sobre os produtos. Muitas mães, por exemplo, costumam contar como foram as experiências dos seus bebês com as fraldas de diferentes marcas.
Cuidados necessários



Assim como em outras compras virtuais, o uso de aplicativos requer alguns cuidados do consumidor. É necessário conferir se o programa é confiável, verificar avaliações de outros usuários e pesquisar a reputação na internet, em sites como “Reclame Aqui”.


O Procon Estadual orienta que os consumidores usem apenas os sites que tenham forma de pagamento seguro e que prestem atenção em como a página armazena os dados informados pelos clientes. No caso de produtos, é preciso ficar atento à cobrança de frete e ao prazo de entrega. Queixas podem ser denunciadas no órgão de defesa do consumidor.


Sem exageros


O educador financeiro Waldyr de Souza lembra que, apesar da praticidade, é importante não comprar por impulso.


— É preciso ter planejamento para não comprometer o orçamento. A pessoa precisa ver se está procurando um produto ou serviço que é uma real necessidade, ou se há um outro motivo, como suprir um sentimento ou empolgação com promoção —ensina o especialista da DSOP Educação Financeira



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias