Ícone do site Ecos da Noticia

Acre cria ‘Fila Única de Cirurgia’ e deve investir R$ 5 milhões para acabar com demanda reprimida

Com novo sistema, médicos reguladores ficam responsáveis por todo processo de agendamento. Saúde diz que estado já realiza 17 mil cirurgias por ano.

O governo do Acre anunciou a criação de uma “Fila Única de Cirurgia”, que tem o objetivo de acabar com a espera dos pacientes por procedimentos cirúrgicos. Com as mudanças, os médicos vão poder ultrapassar as cargas horárias e receber remuneração adicional pela realização de mais cirurgias. Para colocar o plano em prática e acabar com a demanda reprimida, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) anunciou o investimento de R$ 5 milhões.


O anúncio foi feito pelo governador Tião Viana durante coletiva nesta segunda-feira (26).Conforme a Saúde, o agendamento, que é feito pela Central de Agendamento de Cirurgias (CAC), deve migrar para a Central de Regulação do Estado.


No novo sistema, os médicos reguladores passam a ser responsáveis por todo o processo para agendar a cirurgia e devem fazer a análise de exames pré-operatórios, avaliação de risco, definir a capacidade de cirurgias diárias e até o material disponível para o procedimento.


O governo afirma que o Estado já realiza 17 mil cirurgias por ano e espera que em poucos meses não haja mais espera.


“Isso vai trazer igualdade plena entre todos os usuários. Nós só pedimos um pouco de compreensão da população, já alcançamos uma redução drástica da fila em 2012, mas ela voltou a se avolumar. Agora, acreditamos ter encontrado uma solução definitiva. Por isso, em poucos meses, teremos o fim da espera de cirurgias pela população”, disse o governador.


A Saúde destacou ainda que já zerou a fila de angioplastias e deve acabar com a demanda reprimida de cirurgias cardíacas. A maior preocupação, conforme a Sesacre, é com os pacientes idosos que aguardam por procedimentos urológicos.


Sair da versão mobile