Acre anuncia investimento de R$ 75 milhões para beneficiar povos indígenas

Produção rural, educação e artesanato devem ser as principais áreas beneficiadas. Verba deve ser aplicada até 2018.

O governo do Acre anunciou que deve investir R$ 75 milhões em políticas públicas voltadas aos povos indígenas até o final da gestão, no próximo ano. Segundo a assessor especial da área, Zezinho Kaxinawa, os recursos devem atender principalmente a produção rural, educação e incrementar o artesanato.


Na área produtiva, conforme o assessor, o investimento vai atender as 34 terras indígenas do estado. “São diferentes fontes de financiamento. Alguns serão feitos por meio de convênios com organizações indígenas através de editais. Nas terras sem associações, vai ser executado pelo próprio governo, de acordo com a demanda e necessidades”, explica.


Em relação à educação, Kaxinawa afirma que o recurso inclui a reforma das seis escolas de ensino médio que atendem o estado. Além disso, um concurso público – com mais de 100 vagas – para “professores indígenas, principalmente os com magistério e superior” deve ser realizado no próximo ano.


O assessor acrescenta que deve ser readequado o espaço destinado à venda do artesanato e ainda incrementado o apoio à produção da arte indígena. A reunião que discutiu os investimentos ocorreu na Casa Civil, em Rio Branco, na última segunda-feira (5).


Fonte: G1


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias