Marechal Thaumaturgo como diria um morador das antigas “parece que enterraram uma cabeça de burro”, quando pensamos que as coisas vão mudar continua na mesma.
A cidade tá um caos, um buraco só, a esperança que outrora prosperou com a eleição do primeiro prefeito indígena do Acre e seu discurso de MORALIDADE parece cada vez mais distante. O tempo de desculpas de que a gestão passada deixou a cidade em cacos está passando e o que se vê são promessas, fotos, reuniões e, de concreto mesmo, quase nada foi realizado.
As ruas continuam esculachadas e com o inverno sequer houve intervenção em trechos críticos, sempre foi melhor colocar a culpa na gestão anterior. Com a chegada do verão começaram as intervenções mas a passos de tartaruga, esperando que o estado resolva este problema através do Depasa e seus 22 milhões que também ainda não evoluiu.
A Educação que foi citada como prioridade, nada mudou. As escolas que falaram muito que receberam sucateadas e que iriam reformar todas, até o momento quase nada, comenta-se em boca miúda pelas esquinas da cidade que até foi realizada licitação, mas, esconderam o edital das empresas locais e fecharam as escondidas com o primo do Prefeito, mas, de tanta falácia de alguns empresários e, principalmente, de parceiros de campanha, resolveram voltar atrás e cancelaram o procedimento. Certo é que o que se sabe é que vão repetir o processo, estranho que com tantos interessados, ninguém tenha aparecido pra concorrer.
Em rápida passada no site do TCE para ver o que já foi realizado de concreto não se tem quase nada, a TRANSPARÊNCIA tanto prometida não foi concretizada, basta ver que alguns processos foram adicionados, a maioria bem depois do que recomenda o TCE e os vencedores que já deveriam constar no site para consulta pública sequer foram inseridos, aliás, o próprio TCE tão rigoroso com algumas instituições, faz vista grossa sobre o assunto, deve tá dando uma oportunidade ao Prefeito por ser novo e indígena.
De concreto mesmo são os contratos já firmados, os fornecedores contratados são escolhidos a dedo, o secretário de finanças, homem forte da atual gestão e que mesmo fazendo parte da gestão anterior tanto criticava seus colegas com discursos moralistas, tem em seu pai um dos fornecedores de produtos contratados, ou seja, pai vende e filho paga, garantia de não levar tombo. Irmã da secretária de educação fornece refeição para as secretarias. Primo do pregoeiro fornece de tudo para a Prefeitura. Pelo jeito vale tudo na atual gestão e, principalmente, levado a cabo o ditado popular “pouca farinha meu pirão primeiro”.
A compra de medicamentos foi arranjada e sequer houve concorrência, pegaram uma “carona” com o município de Ipixuna. Perfeitamente legal se os preços não fosse bem acima dos praticados no mercado, ou seja, contrataram medicamentos superfaturados sem concorrência. Inclusive esta carona se repete em outros município do Acre. Ipixuna deve ser uma referência na venda de medicamentos, para fazer com que evitem concorrência e optem pelo modelo de compras daquele município. Mesmo tentando confirmar mais uma vez não se achou nada no site do TCE.
Coincidência ou não, alguns membros da gestão atual não sentiram a crise e, aqueles que até uns dias atrás passavam despercebidos, já ostentam carrões, casas equipadas, e pasmem, até jet-sky, isso tudo com menos de 6 meses de salários. Pelo menos uma coisa é certa, Marechal paga muito bem seus funcionários valorizando seu trabalho ou tem presente sendo dado pela benevolência das atitudes dos funcionários.
Um alento a toda esta falácia, é que a Câmara de Vereadores parece estar de olho e já andou se pronunciando nas sessões sobre os desmandos da atual gestão, a lua de mel está acabando e de certo, haverá embates entre o legislativo e o executivo. Aguardemos os próximos capítulos.
O fato é que, enquanto as coisas melhoram para alguns, a população é quem sobre com a falta de estrutura e de gestão. Resta saber se o Prefeito Isaac tem conhecimento das decisões tomadas nos bastidores ou é mero passageiro nesta gestão, remando contra a corrente. O Prefeito pelo que falam tem boas intenções, mas, a equipe escolhida tem deixado a desejar e, brevemente poderá o colocar em maus lençóis.