Para não almoçar com muita fome, é importante lanchar no meio da manhã
Fazer várias refeições ao dia, reduzindo gradualmente o porte calórico das principais, é o segredo para se conseguir manter um peso saudável sem que se sinta qualquer sensação de fome.
Em entrevista para a revista Prevention, a médica Jessica Swift revela que quanto menos uma pessoa come, maior é a reserva calórica do organismo. Na prática, o corpo “começa a manter as calorias que normalmente gastaria com medo de não ter o suficiente para cobrir as suas funções básicas”.
E é aqui que entram os lanches matinais, que são uma das apostas mais importantes para manter a boa forma pois, lado a lado com o café da manhã, determinam os níveis de fome para o resto do dia. Contudo, isso apenas acontece quando a escolha do lanche é acertada.
E o que é que é preciso para ser uma aposta certeira? “Idealmente, esse petisco deve ter menos de 200 calorias e oferecer um mínimo de três gramas de fibra, três gramas de proteína e menos de oito gramas de açúcar refinado”. Embora a presença de gordura e carboidratos também seja importante, é na proteína, diz a médica, que as atenções devem estar centradas, pois é deste macronutriente que vem a sensação de saciedade.
Eis os lanches matinais que mais ajudam a manter a linha:
- Crackers/tostinhas de farinha de trigo-sarraceno com manteiga de amendoim;
- Uma xícara de queijo cottage com baixo teor de gordura e banana;
- Um punhado de pistaches;
- Grão-de-bico tostado no forno com mel (ou com azeite e especiarias, dependendo do gosto);
- Barra de granola, preferencialmente feita em casa (com mel e não açúcar);
- Tiras de maçã com uma fatia de queijo;
- Iogurte grego com morango;
- Um ovo cozido e uma laranja;
- Feijões verdes tostados;
- Wrap com peito de peru, queijo e vegetais, sendo que o ‘pão’ deve ser uma folha de alface.